Últimas notícias

Colunistas

RSS
A Ilha dos muitos nomes

Mafalda Orlandini

04.02.2013

A Ilha dos muitos nomes

Sou uma mulher madura, atualizada, consciente de que o progresso e a evolução são irreversíveis e necessários. Moro junto ao Guaíba e tenho uma vista privilegiada do que os gaúchos chamam de o mais belo pôr-do-sol do mundo. Entendo a necessidade de construir porque as famílias precisam morar. Mas não precisavam construir um prédio de dez andares bem no meio da minha vista panorâmica. Mutilaram meu pôr-do-sol , mas eu não quero falar dele. Quero falar da Ilha das Pedras Brancas.

Ilha das Pedras Brancas - Ilha do Presídio (Porto Alegre-RS)
Ilha das Pedras Brancas - Ilha do Presídio (Porto Alegre-RS)

A Ilha das Pedras Brancas fica bem no centro da minha paisagem panorâmica. Ficava feliz, quando as pessoas vinham a meu apartamento pela primeira vez e perguntavam: Que ilha é aquela? E do alto de meus oitenta e três anos podia discorrer sobre sua história.

Ela se chamava Pedras Brancas por causa de suas enormes pedras pintadas de branco. Mas também foi conhecida como Ilha da Pólvora por ser o depósito das armas do exército. Foi desativada por causa da umidade que estragava o armamento. Passou a ser a Ilha do Presídio por abrigar presos políticos durante períodos de divergências ideológicas.

E é também como Ilha do Presídio que tem as mais interessantes histórias. Contam que um tal de Pitinelli fugiu nadando . Falam no misterioso caso das mãos amarradas. E ainda que determinado preso conseguiu boiar em uma panela , remar com uma colher de pau e enganar a guarda em uma duvidosa e sensacional fuga.

Mas o mais emocionante é lembrar que a Ilha serviu de apoio em 1830 para os farroupilhas tentarem a invasão de Porto Alegre. Pois é. Roubaram minha Ilha e o prazer da fantasia.


Tags: Mafalda Orlandini, crônicas


Mafalda Orlandini é professora de português e literatura aposentada. Lecionou nos colégios: Nossa Senhora do Rosário (Porto Alegre), Vera Cruz (Porto Alegre), Nossa Senhora dos Anjos (Gravataí), E.E. Presidente Kennedy (Cachoeirinha), E.E. Santos Dumont (Porto Alegre) e no Curso Pré-Universitário (Porto Alegre) onde ministrava aulas sobre redação.

Durante muitos anos fez parte da banca de correções de redação nos vestibulares da PUC-RS.

E-mail: mafalda.orlandini@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/mafalda.orlandini

 




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 14.11

  • Dia de São Lourenço
  • Dia de São Serapião
  • Dia do Anjo Nelchael
  • Dia dos Bandeirante
  • Dia Mundial do Diabetes
  • Dia Nacional da Alfabetização