Últimas notícias

Colunistas

RSS
O Vaivém dos Costumes

Mafalda Orlandini

16.12.2013

O Vaivém dos Costumes

Ao escrever minha coluna de 02 de dezembro, nem imaginava que os piqueniques estavam em moda novamente. Pensei que escrevia sobre algo que há tempos passou a ser cafona, fora de moda. Fiquei muito surpresa ao ler a Revista Donna de domingo (8/12/13). E li com curiosidade a reportagem que muito me surpreendeu. Não tinha a menor ideia, porque minha convivência é com meus familiares que nunca me falaram nisso e, devido a problemas de locomoção, fico mais em casa.

Passei a relembrar outros piqueniques e como eram hábito nas décadas de trinta a cinquenta. Encontrei até inúmeras fotos. Quando terminávamos um ciclo escolar, era obrigatório fazer um passeio com as colegas e os professores (não havia meninos). Daí que, quando terminei o primário (as séries iniciais) no Colégio Santa Clara, no Bairro Floresta, fiz a seleção para o Colégio Bom Conselho, da mesma ordem das irmãs Franciscanas. Escolhemos a Gruta da Glória e, aos 12 anos, fiz o primeiro e tradicional passeio de confraternização ou piquenique. Pena que só tenha esta foto para provar.


Piquenique na Gruta da Glória em Porto Alegre – RS.


Gruta da Glória

Terminei o ginásio em 1946. Escolhemos então a praia da Alegria. Atravessamos o Guaíba na barca que durante anos fazia aquela travessia. Dessa ocasião, tenho mais lembranças e no meu álbum existem várias fotos agrupadas com título “Pic-nic do Adeus—1946”. Claro que me lembro de todas as colegas, mas, como nunca mais nos tornamos a ver, só posso citar seus nomes se pegar outro álbum (que também era obrigatório ter), o dos poemas, das fotos individuais e das dedicatórias de cada uma.



Piquenique na Praia da Alegria, Guaíba – RS.

O tempo muda tudo, traz outras opções e é bom que seja assim. A população encontrou outras atividades para o lazer: caminhadas, trilhas, acampamentos, asa delta, surfe, esportes radicais e ninguém pensou mais em um hábito que já parecia ultrapassado. E, recentemente, a onda dos piqueniques se espalhou pelo mundo e chegou à nossa cidade. Agora sei que é diferente do piquenique antigo, é mais sofisticado, é chique, tem objetivos modernos e especiais: fazer novos amigos, reunir novas mamães, valorizar espaços públicos, descansar, espalhar amor, festejar um aniversário de forma descontraída, valorizar o natural, o simples e muitos outros bons motivos. É o sucesso do momento, é um modismo bonito e saudável.


Tags: Mafalda Orlandini, crônicas


Mafalda Orlandini é professora de português e literatura aposentada. Lecionou nos colégios: Nossa Senhora do Rosário (Porto Alegre), Vera Cruz (Porto Alegre), Nossa Senhora dos Anjos (Gravataí), E.E. Presidente Kennedy (Cachoeirinha), E.E. Santos Dumont (Porto Alegre) e no Curso Pré-Universitário (Porto Alegre) onde ministrava aulas sobre redação.

Durante muitos anos fez parte da banca de correções de redação nos vestibulares da PUC-RS.

E-mail: mafalda.orlandini@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/mafalda.orlandini

 




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 14.11

  • Dia de São Lourenço
  • Dia de São Serapião
  • Dia do Anjo Nelchael
  • Dia dos Bandeirante
  • Dia Mundial do Diabetes
  • Dia Nacional da Alfabetização