Últimas notícias

Colunistas

RSS
Diário de Romeu Issa: navegando no “La Plata”

Mafalda Orlandini

12.05.2014

Diário de Romeu Issa: navegando no “La Plata”

Na manhã do dia 4 de julho, todos foram liberados para fazer compras. O objetivo era conhecer o centro comercial que era famoso. O divertido é que se dispersaram sem as jaquetas verdes com o distintivo do Colégio e, volta e meia, nos encontrávamos nas lojas, ou tirando fotos, ou posando para os fotógrafos de rua.

Só nos reunimos no almoço para sabermos que o colega Paixão e o professor Ney viajariam à noite para Buenos Aires, via aérea, para providenciar alojamentos para o grupo.

Era o ultimo dia e noite em Montevidéu e cada um pode escolher o que queria fazer. À tarde alguns foram ao palácio Salvo. Do vigésimo quinto andar, avista-se quase toda a Montevidéu e pode-se constatar a grandiosidade dessa belíssima e hospitaleira capital À noite, os que ainda tinham fôlego foram conhecer a vida noturna.


Palácio Salvo no centro de Montevidéu

Na sexta-feira, às sete horas, estávamos de malas prontas na portaria do hotel para embarcarmos no ônibus que nos levaria à cidade de Colônia. Depois de passarmos pela Aduana, embarcamos no navio “Ciudad de Colônia”’ que já estava no porto. Foi muito divertido, pois era uma novidade a mais na badalada viagem, uma experiência a mais. Meia hora depois, quando avistamos ao longe Buenos Aires, uma turma foi para o convés com tamborins e pandeiros que haviam trazido. Por coincidência, viajaram conosco os jovens equatorianos que entraram na brincadeira. Eles também cantaram lindas canções de sua terra natal.


Edifício Kavanagh, inaugurado em janeiro de 1936, no centro de Buenos Aires.

Ansiosos para ver Buenos Aires mais de perto, não tirávamos os olhos do horizonte. Conseguimos, afinal, divisar o portentoso “Edifício Kavanagh” com seus quarenta e dois andares. Quando aportamos na capital, cantávamos marchinhas carnavalescas na maior descontração. Já em terra, o professor Ney e o colega Paixão, mais o senhor Roberto, um argentino, faziam o comitê de recepção. Nós não deixamos por menos, apresentamos uma saudação aos argentinos.

Após passarmos pela Aduana portenha, embarcamos em dois ônibus, porque não foi possível conseguir hotel para todos ficarem juntos. As moças foram para o Hotel Jockey Club na Calle Florida e os rapazes ficaram nos hotéis Londres e Condor, não muito distantes. À noite, todos nos reunimos no Restaurante Brasileiro do hotel onde as moças ficaram hospedadas e degustamos uma ótima feijoada.


Imagem dos antigos vagões do Metrô de Buenos Aires. A primeira linha do metrô foi inaugurada em 1913 sendo a primeira da Ibero-américa e também do Hemisfério Sul.

O grupo parecia nunca cansar, sempre inventava mais uma. Após o jantar quiseram matar uma curiosidade da qual até hoje temos inveja: fomos ”passear” no metrô de Buenos Aires. É claro que aproveitamos e fomos direto à “Plaza de Mayo”.


Esta foto minha com o Ney na Plaza de Mayo é da minha “Lua de Mel” em dezembro de 1951 (era noite, quando fomos em 1957).

É claro que nós nos detivemos um bom tempo no local para observar a magnífica Catedral e a Casa Rosada, cenário de tantos acontecimentos importantes para o povo argentino, principalmente da era peronista. Então eu me lembrei das informações de um guia turístico em 1951. Disse para observar bem a fachada da construção, pois ela fora construída em governos diferentes e tinha, portanto, vários estilos.


Casa Rosada.

Enfim, satisfeitos com tantas emoções em um único dia, o grupo se dispersou e cada um foi para seu respectivo hotel.


Tags: Mafalda Orlandini. crônicas, textos


Mafalda Orlandini é professora de português e literatura aposentada. Lecionou nos colégios: Nossa Senhora do Rosário (Porto Alegre), Vera Cruz (Porto Alegre), Nossa Senhora dos Anjos (Gravataí), E.E. Presidente Kennedy (Cachoeirinha), E.E. Santos Dumont (Porto Alegre) e no Curso Pré-Universitário (Porto Alegre) onde ministrava aulas sobre redação.

Durante muitos anos fez parte da banca de correções de redação nos vestibulares da PUC-RS.

E-mail: mafalda.orlandini@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/mafalda.orlandini

 




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.02

  • Dia do Esporte e do Esportista
  • Dia de São Conrado de Placência
  • Dia de São Flaviano
  • Magha Puja (Festa Budista)