RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - O Carisma do Papa Francisco

Últimas notícias

Colunistas

RSS
 O Carisma do Papa Francisco

Mafalda Orlandini

01.06.2015

O Carisma do Papa Francisco

Minha nora Kathia Sussella criou e realizou um projeto de decoração de interiores que foi selecionado pelo prêmio Hunter Douglas-Diamond Design 2014 e publicado em seu livro do ano. Recebeu como cortesia uma viagem a Portugal com estada de uma semana em Lisboa. Feliz da vida, arrumou as malas e foi participar do badalado encontro de empresários, arquitetos e design. A Kathia é um furacão no bom sentido. Não perdeu um minuto. Curtiu o evento, os passeios, os jantares, o bacalhau, o bom vinho. Recebeu o troféu a que fazia jus e foi orgulhosamente fotografada com o prêmio junto com suas colegas.

O segundo alvo foi conhecer tudo de belo e histórico de Lisboa. Documentou tudo com fotos deslumbrantes. Deve ter encarnado uma fotógrafa profissional. É claro que não poderia deixar de ir ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Falou-me da sua emoção, de sentir-se em um lugar sagrado e que convida à oração. Naquele momento, lembrou-se de mim, orou por nossa família e escolheu o melhor presente que poderia trazer: um abençoado lindo terço de cristal com a imagem da Santa.


Nossa Senhora de Fátima

Muito viva que ela é, havia arquitetado um plano secreto apoiado pelo marido Oscar. Não poderia estar tão perto da Itália e não ir a Roma. No peito e na coragem, sem saber falar italiano, foi sozinha ao Vaticano. Passou a noite em um hotel e madrugou para ir ao Vaticano bem cedo e sentou-se nas primeiras filas bem próximo de onde passaria o Papa Francisco. Mal sabia ela que havia transformado seu prêmio em “presente dos céus”. Era dia 11 de maio, marcado para a emocionante cerimônia de canonização de quatro novas santas da Igreja Católica. Pela primeira vez duas são palestinas. E ela teve o privilégio de acompanhar tudo de pertinho, nas primeiras fileiras.

Escolheu meu segundo presente, um livreto, edição em italiano que permite acompanhar toda a cerimônia, traz fotos, a vida das santas e as partituras das músicas do evento: “Santa Messa/ Celibrata al Santo Padre FRANCESCO / com el rito della canonizzazione”. Durante o tempo todo, sentiu-se integrada à cerimônia e à multidão que ovacionava o Pontífice. Não dá para traduzir em palavras, disse. É uma emoção intensa, diferente, uma sensação de paz e de esperança em um mundo melhor.



Fotos do Papa Francisco feitas pela Kathia.

A Kathia veio me ver e conversar em um dia em que eu estava especialmente triste e sentindo que a humanidade caminha para um futuro negro, irreversível. Passei a vida ouvindo falar de guerras, de tragédias, de injustiças, mas nunca perdi as esperanças que tudo teria seu tempo e passaria, mas agora me parece que a insanidade tomou conta dos seres ditos racionais. Só a palavra e a confiança de um líder do bem que transmite uma sensação de serenidade pode nos trazer um pouco de paz ao coração. Minha norinha conseguiu me passar um pouco daquilo que captou no Vaticano. Mas o alerta está lançado. As nossas únicas armas são e serão sempre as palavras, as orações e os exemplos de bondade e caridade que um homem muito especial está-nos ensinando.


Tags: Mafalda Orlandini, crônicas


Mafalda Orlandini é professora de português e literatura aposentada. Lecionou nos colégios: Nossa Senhora do Rosário (Porto Alegre), Vera Cruz (Porto Alegre), Nossa Senhora dos Anjos (Gravataí), E.E. Presidente Kennedy (Cachoeirinha), E.E. Santos Dumont (Porto Alegre) e no Curso Pré-Universitário (Porto Alegre) onde ministrava aulas sobre redação.

Durante muitos anos fez parte da banca de correções de redação nos vestibulares da PUC-RS.

E-mail: mafalda.orlandini@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/mafalda.orlandini

 




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 21.08

  • Dia da Habitação
  • Dia do Haziel
  • Dia do São Pio X