RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Projetos do Bem

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Projetos do Bem

Mafalda Orlandini

05.09.2016

Projetos do Bem

No ano de 1976, foi apresentado, em Porto Alegre, um projeto que me despertou interesse. Inspirava-se em um milenar provérbio chinês: “Se quiseres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar”. Era iniciativa de um empresário conhecido, Geraldo Tollens Linck, que tivera a ideia ao assistir a um assalto. Um jovem batia em um idoso com muita crueldade para roubar-lhe os pertences. Pensou em encaminhar aquela energia de jovens confusos em escolher um rumo na vida para outro lado, para uma vida digna. Transformou uma sala de sua empresa em Escola Técnica Linck com o foco em jovens de 15 a 19 anos, egressos do ensino básico, sem qualificação profissional, e com dificuldade de conseguir o primeiro emprego. Foram selecionados, na época, 15 jovens da comunidade que se transformaram nos primeiros alunos daquela que veio a ser a Unidade Projeto Pescar. Acompanhei, durante anos, o sucesso do projeto e sei que, em 1988, muitas outras empresas também já haviam aderido à ideia.


Alunos do Projeto Pescar.

Naquele tempo, 1976, o problema era menor que o de hoje. Os escolares nessa situação são o alvo preferido dos traficantes. Assediam-nos como abutres para viciá-los e transformá-los em traficantes, em fora da lei. Sem saber como sustentar-se, diante do dinheiro fácil, e da droga que oferecem, são presas fáceis. Por tudo isso, eu festejo, quando vejo notícias de projetos do bem. Vejamos alguns.

O Governo deu início a uma nova fase do convênio com a Fundação Pão dos Pobres. Serão selecionados 65 jovens egressos da FASE para promover a inserção deles na sociedade através de acompanhamento, orientação psicológica e capacitação profissional. Há quem pense que já estão perdidos. Mas, provavelmente, essa será a única ou última chance que esses jovens terão para se afastar do crime. Essa Fundação é conhecida pelo trabalha que desempenha há anos em nossa sociedade e é plenamente confiável.


Fundação Pão dos Pobres.

Chamou-me a atenção uma pequena notícia que deve ter passado despercebida por muitos leitores. Em Flores da Cunha, projeto escolar incentiva crianças a ficar no campo. Os educadores não estão deixando para o futuro, quando o jovem decide abandonar a cidade. São 75 alunos do ensino básico. Eles participam do Projeto Jovem na Zona Rural. Eles frequentam palestras para adquirir conhecimentos da agricultura, profissões ligadas ao campo, problemas e vantagens de permanecer no meio rural e outras orientações sobre plantio, comercialização. Aliás, tudo para evitar o êxodo rural e incentivar o amor à terra.

Poderia mencionar muitos projetos do bem que vivo acompanhando. No entanto, vou apenas comentar mais um cujos resultados festejamos há alguns dias: sete anos da fundação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Foi no governo de Yeda Crusius que o Secretário de Justiça, Fernando Schuler, teve a ideia de criá-la. E, em um concerto no Theatro São Pedro, crianças e jovens de10 a 24 anos das redes públicas de ensino do Estado têm a oportunidade de serem regidos, em um concerto especial, pelo famoso maestro Isaac Karabtchevsky, simpatizante desses projetos sociais


O maestro Isaac Karabtchevsky.

Abençoados projetos do bem. Que venham muitos e muitos. Eu acredito que, através deles, em alguns anos, tiraremos de bandidos e malfeitores a sua matéria-prima preferida e conquistaremos a diminuição da violência em nosso mundo.


Tags: Mafalda Orlandini, crônica, colunas


Mafalda Orlandini é professora de português e literatura aposentada. Lecionou nos colégios: Nossa Senhora do Rosário (Porto Alegre), Vera Cruz (Porto Alegre), Nossa Senhora dos Anjos (Gravataí), E.E. Presidente Kennedy (Cachoeirinha), E.E. Santos Dumont (Porto Alegre) e no Curso Pré-Universitário (Porto Alegre) onde ministrava aulas sobre redação.

Durante muitos anos fez parte da banca de correções de redação nos vestibulares da PUC-RS.

E-mail: mafalda.orlandini@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/mafalda.orlandini

 




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom