Últimas notícias

Colunistas

RSS
A Vida de Todos Nós

Mafalda Orlandini

18.12.2017

A Vida de Todos Nós

O relógio não para. É inexorável. A rotina se repete ou vêm surpresas. Nesta semana, veio uma: o Júnior vai casar. Como assim? Tão de repente?

A explicação veio em seguida. Uma coisa que está sendo cada vez mais procurada por nossos jovens. Estudam muito, qualificam-se, têm um diploma na mão e não vêm futuro profissional em nosso mercado de trabalho. Aparecem propostas tentadoras do exterior e eles entram nas seleções. É claro, além dos conhecimentos profissionais, precisam dominar outra língua, o Inglês principalmente, submeter-se a muitas outras exigências. Para casais, uma exigência é legalizar a união. Por isso, o Júnior e a namorada casaram-se em um cartório da cidade. Depois do Natal meus netos queridos vão para a Polônia.

Polônia!!! Meu Deus do céu!!! Estremeci. Tudo que eu sabia da Polônia me lembrava a Segunda Guerra, o nazismo, o comunismo e o Diário de Anne Frank. Fui correndo para a internet e informar sobre o que meus “netinhos” (são sempre crianças) vão enfrentar em um mundo que pode lhes ser hostil.

Serenei meu coração. A internet (maravilhosa) está aí para responder a todas as minhas inquietações. As primeiras informações foram muito positivas: foi o único país da Europa que não entrou em recessão após a Grande Guerra. Foi bom saber que lá a criminalidade é baixíssima (coisas de vó). O Cristianismo é a religião predominante e o Natal e a Páscoa são suas maiores festas. Uma curiosidade que mexeu comigo: o hábito de pintar ovos de galinha na Páscoa para presentear os familiares e os amigos. Costumam, inclusive, levar os ovos pintados à igreja para abençoá-los. Essa informação me fez voar à minha infância. A nossa Páscoa começava bem antes, quando juntávamos as cascas de ovos para depois encher de doce de amendoim e pintá-los. Mamãe também cozinhava dúzias de ovos para depois, escondidos dos menores, pintarmos um por um da maneira mais criativa possível.

Entre outras curiosidades, descobri que a maior estátua de Cristo Redentor não é a do Brasil, está na Polônia, na cidade de Świebodzin: tem 33 metros de altura, e pesa 440 toneladas.


Estátua de Cristo Rei em na localidade de Świebodzin, na Polônia.

Encontrei um convite que despertou meu interesse :Conheça Áurea a Cidade mais Polonesa do Brasil. Aceitei prontamente o convite e fui fazer turismo virtual na cidade que fica no norte do Rio Grande do Sul. Valeu a pena. Fiquei encantada com os poloneses que tentam manter vivas as tradições culturais de sua pátria de geração em geração. Pude ver fotos lindas de uma cidade e de um povo muito alegre. Se Áurea é o retrato da Polônia, meus netos não poderiam ter escolhido melhor.


Igreja Matriz de Áurea

Tinha dois objetivos ao fazer esse texto: Primeiro expor minha inconformidade sobre a situação de nossos descendentes que são quase obrigados a enfrentar uma batalha para exercer uma profissão que lhes garanta uma situação estável. Segundo: precisava verificar se meus netos não estavam indo para uma “guerra” ou um “trabalho escravo” (brincadeirinha). Satisfiz plenamente minhas dúvidas. Serenei meu coração. Só me resta parabenizar meus netos pela escolha e a coragem de enfrentar novas experiências. Pelo que conheço de Fiamma e de Júnior, sei que serão vitoriosos e muito felizes. Boa viagem e sucesso, minhas crianças.


Tags: Mafalda Orlandini, coluna, crônicas


Mafalda Orlandini é professora de português e literatura aposentada. Lecionou nos colégios: Nossa Senhora do Rosário (Porto Alegre), Vera Cruz (Porto Alegre), Nossa Senhora dos Anjos (Gravataí), E.E. Presidente Kennedy (Cachoeirinha), E.E. Santos Dumont (Porto Alegre) e no Curso Pré-Universitário (Porto Alegre) onde ministrava aulas sobre redação.

Durante muitos anos fez parte da banca de correções de redação nos vestibulares da PUC-RS.

E-mail: mafalda.orlandini@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/mafalda.orlandini

 




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.02

  • Dia da Sedução
  • Dia de São Policarpo
  • Dia do Boticário
  • Dia do Rotariano (Rotary Club)
  • Dia do Surdo-mudo