Últimas notícias

Colunistas

RSS
Atualizando o Facebook da Vida

Domício Brasiliense

13.03.2014

Atualizando o Facebook da Vida

            Quero atualizar o “Face da Vida”, dizendo que tenho tristezas, desamores, temores... Medo! Sim, Sou cheio de questionamentos e hoje não tenho frases e fotos bonitas para postar...

            Muitas vezes esta é uma face da vida que não costuma aparecer nas nossas postagens virtuais, como se as nossas mazelas precisassem ficar ocultas, longe da linha do tempo. Então, nos viciamos em partilhar expressões de felicidade como se esta só pudesse tornar-se plena se propagada virtualmente. Facebook: este termo é composto por face (que significa cara em português) e book (que significa livro), o que indica que a tradução literal pode ser "livro de caras". Sendo assim, que cara estamos mostrando?

            A cara que mostramos para os nossos amigos virtuais, não nos prejudica tanto quanto o que este “livro de caras” possa estar fazendo com o nosso inconsciente. Se, de forma consciente optamos por alimentar uma imagem que não condiz com o que realmente somos, com o tempo passamos a internalizá-las como uma verdade. Por conseguinte, passamos a viver nossos dias a partir desse perfil que criamos para nós mesmos, com a anuência dos nossos amigos. Todo esse processo, nada mais é do que a nossa dificuldade de lidar com os nossos problemas e os desafios da vida. A comprovação disto se dá toda a vez em que deixamos de viver um momento, de forma plena, para fotografar e partilhar nas redes sociais.

            Talvez estejamos precisando nos desajustar um pouco em relação a essa autoimagem equivocada que criamos para nós mesmos, nos propondo a uma escuta interior que revele as nossas reais vontades e formas de sentir a vida. As redes sociais facilitam muitas coisas e aproximam pessoas, mas não podemos fazer delas um plano de fuga para o que realmente desejamos. Tudo o que precisamos é que alguém realmente olhe para nós, reconhecendo-nos por aquilo que somos hoje, nos aceitando e acolhendo. Mas, e nós, estamos fazendo isto com as pessoas a nossa volta?

            A vida que almejamos precisa ser estimulada por cada um de nós, numa postura desprendida desse estado egoico em que nos aprisionamos e nessa falsa imagem que criamos. Vamos atualizar o nosso “livro”, mostrando a nós mesmos a nossa “cara”?


Tags: Domício Brasiliense, psicologia, comportamento, artigo


Doutor em Psicanálise, Educação e Saúde;
Pós-Graduado em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT/RS;
Graduado em Pedagogia pela FAPA/RS –Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras;
Especialista em Terapia Familiar e de Casal
Participou de Cursos na área da Espiritualidade e Psicologia no Egito e Índia.

É autor do livro “O Encontro de Eus – Um caminho… Uma vida diferente”.

Há 23 anos dedica-se à área da Educação e Recursos Humanos, sendo 16 anos como Professor e Orientador Educacional, Terapeuta Familiar e Psicoterapeuta Transpessoal, com atendimentos individuais e em grupo. Possui consultório em Porto Alegre e atende também na cidade de Nova Prata, na serra gaúcha.

É colunista dos sites www.ricardoorlandini.net e www.veragora.com.br e também comentarista semanal na rádio 96.1 FM, de Veranópolis/RS, onde foi colunista do jornal O Estafeta. Tem artigos publicados em diversos jornais do interior do RS e portais de notícias de Porto Alegre.

Contatos:

e-mail: domicio@domiciobrasiliense.com.br

site: www.domiciobrasiliense.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.10

  • Dia de Santa Iria
  • Dia do Anjo Rochel
  • Dia do Arquivista
  • Dia do Poeta
  • Dia Internacional do Chef de Cozinha
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia Mundial e Nacional da Osteoporose