Últimas notícias

Colunistas

RSS
Estão Extinguindo os Nossos Sonhos... Emocional Natimorto!

Domício Brasiliense

29.04.2015

Estão Extinguindo os Nossos Sonhos... Emocional Natimorto!

            A sangria desenfreada e arrebatadora da mídia ao priorizar a criminalidade e cenas de crueldade, dando ênfase num ser humano malévolo e errante, vem dando alusão ao que possa existir de pior em nós. Da mesma forma, as manchetes e fofocas a respeito de pessoas famosas parecem servir de consolo para os que não vivem sob os holofotes, desviando a nossa atenção das nossas vidas e do que precisamos, realmente, fazer delas.

             E nós, como temos reagido a tudo isso? E, tudo o que fazemos a cada dia, todos os meses e anos... Para que mesmo? Sobreviver ou Viver?

            A religião vigente parece ser a crença na corrupção, na desonestidade, no egoísmo, na competitividade... Na esperteza, como indício de uma pessoa de sucesso que consegue galgar passos necessários numa sociedade onde o capital vale mais do que a pessoa. Estamos corporificados desses falsos valores, haja vista o número de crianças vivendo no mundo virtual de jogos onde é preciso matar para ser bom.  Também é expressivo o número de adolescentes que vivem mais em redes sociais do que nos momentos da vida e o alto índice destes que estão insatisfeitos com a forma dos seus corpos, ainda não formados. Então, a nossa doutrina, o religare, está constituída no ter, aparentar e representar.

            Nesse favoritismo equivocado, comprometemos a nossa saúde psicoemocional, negligenciando o melhor que há e possa se desenvolver em cada um de nós. Dificilmente uma pessoa nasce ruim, por mais que possa ter em seu temperamento atributos desfavoráveis para lidar com os eventos da vida. É a sociedade injusta que adoece o ser humano e o transforma nessa máquina de consumo e produção. Viver não se trata de consumir e produzir, isto é sobreviver.

            Precisamos recomeçar! Num certo sentido, voltar a ser criança para resgatar a alegria de brincar, dar abraços, sorrir, ter amigos, estar bem com a família, beijar e poder dormir tranquilamente, nos rodeando de boas lembranças. Enfim, trata-se de sonhar outra vida; transcender.

“Informação é só pedaços de dados. Conhecimento é colocá-los juntos. Sabedoria é transcendê-los”. Ram Dass


Tags: Domício Brasiliense, psicologia, comportamento, artigo


Doutor em Psicanálise, Educação e Saúde;
Pós-Graduado em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT/RS;
Graduado em Pedagogia pela FAPA/RS –Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras;
Especialista em Terapia Familiar e de Casal
Participou de Cursos na área da Espiritualidade e Psicologia no Egito e Índia.

É autor do livro “O Encontro de Eus – Um caminho… Uma vida diferente”.

Há 23 anos dedica-se à área da Educação e Recursos Humanos, sendo 16 anos como Professor e Orientador Educacional, Terapeuta Familiar e Psicoterapeuta Transpessoal, com atendimentos individuais e em grupo. Possui consultório em Porto Alegre e atende também na cidade de Nova Prata, na serra gaúcha.

É colunista dos sites www.ricardoorlandini.net e www.veragora.com.br e também comentarista semanal na rádio 96.1 FM, de Veranópolis/RS, onde foi colunista do jornal O Estafeta. Tem artigos publicados em diversos jornais do interior do RS e portais de notícias de Porto Alegre.

Contatos:

e-mail: domicio@domiciobrasiliense.com.br

site: www.domiciobrasiliense.com.br




Opinião do internauta

  • Roberto Henry Ebelt (04.05.2015 | 10.58)
    Perfeita descrição dos tempos em que vivemos em uma verdadeira sociedade de consumo, como dizemos no Brasil. Só falta completar com as palavras do meu colega de escola, Dr. Roberto Rubbo, já na década de 70: sociedade de consumo do SER HUMANO. E as pessoas que estão sendo consumidas nem se dão conta disso. Ao contrário, segundo as notícias da imprensa tradicional, morrem com um sorriso nos lábios, conforme as fotos extraídas da "redes sociais".
  • Luiz (29.04.2015 | 09.55)
    Por falar em dar abraços, tenho a informar que estamos carentes do amigo.
  • Resposta do Colunista:

    Caro Roberto Henry, grato por sua opinião e acréscimo ao meu artigo. Abraço.

  • Resposta do Colunista:
Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.10

  • Dia de Santa Iria
  • Dia do Anjo Rochel
  • Dia do Arquivista
  • Dia do Poeta
  • Dia Internacional do Chef de Cozinha
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia Mundial e Nacional da Osteoporose