Últimas notícias

Colunistas

RSS
Bom de bola, ruim de nome

Gilberto Jasper

22.10.2013

Bom de bola, ruim de nome

No Futebol Clube Santa Cruz – ou apenas Santa Cruz - de 1983 jogava um zagueiro do tipo “limpa área” que não deixava passar nada. Era um xerifão, conhecido em toda a região do Vale do Rio Pardo pela alcunha de Chimbica. A torcida adorava o becão e costuma dizer que “só não batia na mãe porque ela não conhecia o filho e não tinha coragem de entrar em campo!

Certa feita, num jogo contra o Inter no lendário Estádio dos Plátanos, um repórter de rádio foi advertido pelo locutor – de uma emissora de Porto Alegre - ao divulgar a escalação do Santa Cruz. Indignado, ordenou ao repórter que descobrisse o nome de batismo do zagueirão do Galo Carijó . “Me nego a chamar este jogador pelo apelido!”, bradou o furioso narrador no potente microfone.

Assim que o time da casa entrou em campo, o repórter se muniu de muita coragem e interpelou Chimbica:

- E aí, Chimbica? Tu não te incomoda com esse apelido?" – disparou.

E ele:

- Nem um pouco... eu já tô acostumado!

Insatisfeito, o repórter de campo insiste:

- Mas tchê... fala aí pros nossos ouvintes qual teu nome!.

Desta vez, um tanto constrangido, o defensor alvinegro resmunga de forma quase inaudível:

 - Meu nome é Arialdo da Silva Dihel.

        

A transmissão retorna à cabine e todo o estádio ouve:

- Muito bem... esse foi o zagueiro Chimbica, um dos destaques do Santa Cruz!.

E ficou assim. Arialdo continuou Chimbica até a aposentadoria do boleiro.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 14.12

  • Dia da Bíblia Evangélica
  • Dia de São João da Cruz
  • Dia do Engenheiro de Pesca
  • Dia Nacional da Ópera
  • Dia Nacional do Ministério Público Federal