Últimas notícias

Colunistas

RSS
Inesquecível Dia da Mulher

Gilberto Jasper

17.10.2013

Inesquecível Dia da Mulher

Minhas incursões pela política renderam muitos amigos, milhares de quilômetros rodados e um sem-número de causos. Na minha última passagem pela Assessoria de Imprensa da Presidência da Assembleia Legislativa (2007), o Dia Internacional da Mulher rendeu mais um hilariante episódio. Parece ter saído diretamente do seriado O Bem-Amado, novela, seriado e filme onde o personagem de Odorico Paraguaçu conquistou o público pelos termos e expressões pitorescas para “lavar e enxaguar a alma”.

Para agradar a ala feminina, o então Presidente, deputado Frederico Antunes, chamou uma das deputadas para presidir a sessão solene alusiva à data. Pouco afeita às letras, a parlamentar recebeu o vocativo e começou a chamada das autoridades.

Refestelada na cadeira de espaldar mais alto da Mesa Diretoria, bastaram alguns minutos para ela virar motivo de chacota:

- Gostaria de chamar a ima senhora fulana de tal...  o ilmo senhor fulano...  além da ilma senhora beltrana...

Enfurecido, o chefe do Cerimonial foi chamar a atenção da deputada, ao pé do ouvido, mas ela estava tão envaidecida com a honra de presidir o Parlamento dos gaúchos que sequer ouvia o subordinado. Depois de chamar mais da metade das autoridades convidadas, o responsável pelo vocativo se encheu de coragem e arrancou o microfone da mão da parlamentar e nem tão discretamente falou:

- Por favor, deputada! Não é “Ilma” nem “ilmo”... é ilustríssima e ilustríssimo!     

Ela não se fez de rogada e justificou:

- Não me enche! Só estou lendo o que TU escreveu. O erro foi teu! Não tenta me culpar e volta pro teu lugar!

E foi assim, com muitos risos da plateia, até o final do interminável vocativo que, naquele dia, parecia maior que nunca.

Repleto de ilmas e ilmos.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.05

  • Dia de São João Batista de Rossi
  • Dia do Soldado Constitucionalista (São Paulo)
  • Dia Internacional das Comunicações Sociais
  • Dia Mundial da Tartaruga
  • Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras
  • Dia Nacional de Lutas