Últimas notícias

Colunistas

RSS
Ruim com, pior sem

Gilberto Jasper

15.10.2013

Ruim com, pior sem

           Escândalos, partidos de aluguel, corrupção em todos os níveis, troca de favores escusos. Obviamente estou falando de política, certo? É uma espécie de comportamento condicionado motivado pelos noticiários do dia-a-dia. A mídia é pródiga em denunciar movimentos escusos neste segmento que se presta – concordo – para a criação de uma imagem pouco recomendável.

            Duvido, no entanto, que não existam bons exemplos para serem veiculados. Não acredito que todos os políticos estejam contaminados pelo vírus da Lei de Gerson (“eu gosto de levar vantagem em tudo, certo?”) e que não existem licitações dentro da lei. Infelizmente ao folhear os jornais todos os dias às 6h da manhã, ouvir rádio e assistir a tevê é raro encontrar notícias para menores de 18 anos na editoria de Política. Sem falar das “correções” escondidas num pequeno retângulo ao pé da página, embora a “denúncia” tenha figurado na capa.

            A pretexto de prestar um serviço ao contribuinte inúmeros colegas não têm pudor em vestir a indumentária de xerifes da verdade. O resultado é a desabalada fuga das “pessoas de bem” diante de qualquer atividade relacionada à política ou à vida pública. Aventureiros, golpistas, estelionatários de esperanças e oportunistas de toda ordem agradecem porque estão á vontade se deliciar com as benesses dos cargos eletivos.

            Você, prezado leitor, teria coragem de concorrer a prefeito? Certamente teria muitos projetos, ideias para melhorar a vida de mortais comuns. Mas necessitaria de um batalhão dos melhores juristas do país para sair ileso para não responder por anos a fio por seus. Conheço prefeitos que tiraram dinheiro do próprio bolso para abastecer a ambulância do município para salvar um conterrâneo agonizante. Foi o suficiente para que as contas fossem glosadas acarretando um longo processo que serviu de argumento para a oposição, apesar de ter sido considerado inocente.

            Denunciar irregularidades é dever de todo comunicador, mas generalizar é sempre perigosa. A política, em consequência desta postura, foi demonizada. É bom lembrar que foi através da política - e dos políticos - foi possível derrotar a ditadura, restabelecer a democracia e assegurar a total liberdade de expressão (apesar da ditadura do “politicamente correto”).

            Dizer que ninguém presta em qualquer segmento de atividade é sempre uma grande injustiça. Na vida pública significa ressuscitar velhos fantasmas que se alimentar do sistema de partido único, dos julgamentos sumários, do fim das garantias pessoais e sorrateiramente trabalham pelo restabelecimento da ditadura.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais