Últimas notícias

Colunistas

RSS
Verão, época de saudade

Gilberto Jasper

26.11.2013

Verão, época de saudade

              Guardo inesquecíveis lembranças da minha infância. Meu pai foi um companheiro pronto a ensinar tudo sobre muitas coisas. Não consegui assimilar tudo, principalmente em relação á agricultura e aos negócios, áreas onde era especialista. Curioso incurável, estava sempre pronto para aprender.
 

              Era comum vê-lo repentinamente parar no acostamento – principalmente da BR-386 - sem motivo aparente. Mal o carro parava ele saltava a cerca. Em poucos minutos retornava com uma muda na mão, geralmente frutífera. Sem trocar de roupa se embrenhava em meio ao pomar para abrir covas para acomodar a “novidade” que em pouco tempo ostentava belos frutos.

            No verão ficava agitado em plena madrugada. De calção e camiseta “de física” (hoje regata) e chinelos de couro mudava a mangueira de lugar para garantir a irrigação de todas as mudas.
            -  Sem água não tem solução. Tudo morre! - repetia.
                                                 

    o x o x o x o x o x o x o x o

            
            Também comandei uma engenhoca usada para fixar a tampinha de inox nas garrafas com ajuda de um pedal depois de prender a sobretampa de cortiça. No intervalo me juntava aos operários para devorar um sanduíche de pão de milho feito pela minha mãe.            Meu pai raramente usufruía de uma temporada na praia. O máximo que ele se permitia era ficar um fim de semana ou feriadão. Cansei de vê-lo arrumar a mala numa sexta-feira à noite e jurar que ficaria “pelo menos uma semana descansando”. Domingo à tardinha, porém, a inquietação tomava conta do velho Giba que acabava deixando o litoral à noite.                                      

  o x o x o x o x o x o x o

            Numa época em que não existiam celulares, ele não aceitava o nosso argumento para ir à extinga CRT, a qualquer hora, para ligar e saber como andavam os negócios:
 - Se eu ligar vão dizer que está tudo bem. Mesmo que haja algum problema - disparava.A teimosia – marca herdada integralmente por este blogueiro além do nome – impediu muitas horas de lazer na casa de praia em Tramandaí. A mesma casa onde ele morreu aos 52 anos de idade.
 

   o x o x o x o x o x o x o

 
              Ele me ensinou também a importância do trabalho. Desde pequeno passa o dia na empresa onde trabalhou por quase 40 anos. Com 12, 13 anos, até cartão ponto eu tinha nas férias de verão. Carimbava papéis e separava talões já usados. Mais crescido, ganhei um banquinho de madeira (semelhante às caixas de engraxate) onde se colocava uma poção de cola caseira, feita á base de farinha de trigo para fixar os rótulos nas garrafas de vidro.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais