Últimas notícias

Colunistas

RSS
Estava escrito nas estrelas...

Gilberto Jasper

03.12.2013

Estava escrito nas estrelas...

          Sempre sonhei trabalhar em jornal. Meu pai não gostou muito da ideia, insistiu para ter uma “profissão decente”, mas acabou cedendo.
            - Este é o meu filho que tem o meu nome. Escreve bem, ganhou alguns concursos de composição(como antigamente era chamada a redação). Tem alguma coisa pra ele fazer aqui? – perguntou o velho Giba, empresário Oswaldo Carlos van Leeuwen, dono jornal O Informativo do Vale, de Lajeado, um dos mais prestigiosos diários do Estado.
            Eu não tinha qualquer noção de como funcionava um jornal, mas ganhei a vaga. O começo foi difícil, mas botei na cabeça que seriar jornalista.
Minha primeira função era simples: munido de uma prancheta atravessava a cidade a pé para visitar o Hospital Bruno Born e a única funerária. Era responsável pelas colunas que, à época, me pareciam as mais importantes do jornal: Nascimentos e Falecimentos Aniversários da Semana.
Os aniversariantes eram captados na hora que o leitor comprava uma assinatura. Numa imensa agenda de capa amarela anotava o nome do titular na respectiva data de nascimento, bem como de parentes, amigos e conhecidos que o assinante gostaria de ver publicado.
            Tudo corria bem até que um burburinho se formou na redação. O motivo: a editora responsável pelo envio do horóscopo havia abusado na majoração do preço, muito acima do previsto.
- Não vamos pagar este absurdo de jeito nenhum!”- berrou o seu Oswaldo batendo na mesa. O impasse estava posto. Mas “do nada” (como diz a gurizada de hoje) levantei a mão:
            - Fazer horóscopo é fácil, qualquer um faz! – falei.
            Todos olharam atônitos aquele piá, causando imediato arrependimento, mas já era tarde.
            - Tá feito! Tu vai fazer o horóscopo e vamos ver como fica” – falou o dono do jornal.
            O remédio foi trazer revistas de casa, fruto do hábito que o velho Giba cultivava de comprar Seleções do Reader’s DigestRealidadeManchete, além de colecionar almanaques de farmácia. As famosas revistasIntervalo - com fofocas de tevê – e fotonovelas, surrupiadas da minha irmã.
            Demorei a pegar o jeito de redigir dentro dos padrões exigidos, mas com o tempo dei conta do recado. As gurias que trabalhavam na montagem dos textos – sistema usado antigamente – costumavam me assediar na hora do lanche:
            - Conheci um cara que é de aquário, eu sou de áries. Escreve que os dois signos combinam e que ele deve procurar uma guria loira, “cheinha” como eu! – imploravam. Solidário, muitos presságios foram redigidos em troca de pastéis, calças-viradas, pipocas e cafezinho.
            Numa palestra que fiz na Faculdade de Jornalismo da PUC, um aluno perguntou se não eu tivera dramas de consciência pela minha postura:
 
            - Meu maior medo era ser castigado pelos astros, mas me dei bem como jornalista. Além disso sou bem casado e tenho dois filhos sadios! – respondi.

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.05

  • Dia de São João Batista de Rossi
  • Dia do Soldado Constitucionalista (São Paulo)
  • Dia Internacional das Comunicações Sociais
  • Dia Mundial da Tartaruga
  • Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras
  • Dia Nacional de Lutas