Últimas notícias

Colunistas

RSS
Da minha gaveta de frustrações...

Gilberto Jasper

17.12.2013

Da minha gaveta de frustrações...

 
       Aos 53 anos instintivamente se costuma fazer balanços, avaliar avanços e (principalmente) retrocessos, comparar desempenhos nos mais diversos segmentos e analisar de forma imparcial “como estou”. Muitas vezes não é fácil encarar os insucessos, principalmente quando se luta intensamente para superar as limitações, apesar da sabedoria acumulada.
            Entre as frustrações que guardo na gaveta dos fracassos consta a total inabilidade para aprender a andar de bicicleta. Isso mesmo. Parece uma coisa tão simples, não é? Mas este é o ponto de vista de quem já é ciclista.
De antemão aviso que não faltaram tentativas. Desde a mais tenra idade persegui o maldito equilíbrio sobre as duas rodas. Meu pai chegou a comprar uma reluzente bike – reformada - onde minha irmã pedalava debochadamente aos gritos: “Viu só como é fácil? Só tu não consegues!”.
            Sedentário assumido, diariamente busco espaço na rotina para praticar exercício ou simplesmente caminhar. Acordo às 6h, fico no trabalho até às 19h/19h30min. Prometo para mim mesmo vestir uma bermuda, calçar tênis e meter os fones nos ouvido.
Mas basta chegar em cara que nosso mascote, Fiuk, um simpático maltês me encara com aqueles “olhos pidões” irresistíveis e acabo cedendo para passear com o coitado que passa todo o dia preso dentro do apartamento.
            Voltando à minha inaptidão como ciclista, me causa profunda frustração vislumbrar a piazada “voando” pelas calçadas, parques e praças como se fosse tudo tão fácil! Pedalar, ao lado da natação, me parece um dos mais completos exercícios. Sem falar da sensação de liberdade.
            Para aliviar o sentimento de frustração compartilho meu auto-desapontamento com os filhos. Eles me estimulam, mas – sádicos! - por vezes aproveitam minha situação de inferioridade para debochar do velho. Juntamente com a total inabilidade para cozinhar, não saber andar de bicicleta me chateia. Um amigo – que a princípio deveria me consolar – foi pouco habilidoso ao afirmar:
            - Pô... tu sabe dirigir automóvel e até dois filhos conseguiu fazer e não sabe andar de bicicleta? Tua é um caso clínico, daqueles pra analisar num congresso psiquiátrico!
            Me arrependi de ter aberto meu coração com este “traíra”, mas secretamente acalento a esperança de um dia ganhar o mundo sobre os pedais. O peso, a lerdeza de reflexos e o trânsito cada vez mais perigoso dificultam o alcance deste objetivo. Como bom descendente germânico sou persistente (ou seria teimoso/“cabeçudo?). De repente, quando a família for à praia, eu não procure uma bike escola, similar às auto-escolas?   

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.05

  • Dia de São João Batista de Rossi
  • Dia do Soldado Constitucionalista (São Paulo)
  • Dia Internacional das Comunicações Sociais
  • Dia Mundial da Tartaruga
  • Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras
  • Dia Nacional de Lutas