Últimas notícias

Colunistas

RSS
Estágio para síndico

Gilberto Jasper

24.12.2013

Estágio para síndico

 
      Semana passada cheguei em casa quando ainda havia luz natural, no final do dia. Aproveitei e saí para caminhar, mas ao chegar em casa fui abordado pela minha mulher:
        - O pessoal esteve aqui te procurando – disse laconicamente.
        Quem seria “o pessoal”, pensei comigo. Mas antes de perguntar ela atalhou:
       - Era o síndico junto com outro vizinho. Daqui a pouco tem reunião do condomínio. Tu recebeu o comunicado. Dá um jeito de ir, né?
     Com nosso cachorro Fiuk - um maltês cheio de manias no colo – resolvi manter o passeio do peludo. Ao chegar no hall do prédio deparei com três pessoas que me fulminaram com os olhos.
      - E aí, Gilberto... vamos sentar um pouco? – disparou Rodrigo, o síndico há dois anos ao lado do meu vizinho de porta e de uma mulher, representante da administradora do nosso prédio.
      Pedi licença para siar com a desculpa de retornar em seguida.
      - Vocês me desculpem, mas este pulguento está indócil porque há dias não passeia e preciso dar uma volta. Já volto!
      Quinze minutos depois eu já estava sentado ao lado do trio, um pouco constrangido devido aos meus trajes nada formais: bermuda, tênis e camiseta suada. Apesar disso, a conversa engrenou. A esmagadora maioria dos vizinhos sequer deu as caras da reunião.
       Soube que as contas estavam em dia, que não havia grandes novidades, mas a fofoca sobre vizinhos barulhentos, filhos mimados e a respeito do morador que há décadas não paga o condomínio e terá o imóvel levado a leilão fez o tempo voar.
       Contas aprovadas e novidades postas em dia, chegara o momento mais temido: a eleição do novo síndico. O amigo Rodrigo já estava há dois anos no sacrifício. O outro vizinho presente já exercera a função várias vezes. Por isso, todos os olhos se voltaram para mim.
        - Seu Gilberto... o senhor é o indicado para assumir o cargo! – foi o coro em uníssono.
        Tive vontade de voltar correndo para casa e esganar minha mulher. Mas conheço os graves desdobramentos da Lei Maria da Penha. Por isso refleti e apelei ao drama para fazê-los mudar de ideia. Argumentei que as constantes viagens iriam atrapalhar, impedindo um trabalho dedicado.
         - Isso não é problema! A gente se fala por e-mail, celular... - sentenciou a falante mulher da imobiliária.
          Ameaçando abandonar a mini-reunião consegui fugir da degola, mas foi impossível cair fora totalmente:
          - O senhor será o subsíndico! É um estágio para ser nosso síndico no ano que vem! – disparou a impertinente advogado da imobiliária.
            Fugi pela escada, sem olhar para trás!   

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.02

  • Criação do IBAMA pela Lei nº 7.735, (1989)
  • Dia de Santa Margarida de Cortona