Últimas notícias

Colunistas

RSS
O problema e a solução

Gilberto Jasper

04.02.2014

O problema e a solução

  Ao longo de nove anos na editoria de Geral da Zero Hora fui um repórter “estradeiro” que passava metade do mês viajando por todo o Estado. Até hoje cultivo esta preferência. Se pudesse, passaria uma semana em Porto Alegre e outra percorrendo o Rio Grande do Sul.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox

  Uma vez recebi a incumbência de retratar propriedades rurais onde as mulheres tinham participação decisiva na administração. Foi uma pauta muito boa de fazer. Além das grandes distâncias a percorrer – a maioria na Fronteira - tive o privilégio de viajar na companhia do fotógrafo Antônio Pacheco, parceiro frequente de estrada. Trata-se de um sujeito bonachão, cheio de história e que, por isso, conhece todo o Estado e encontra amigos em todos os lugares.
  Chegamos a uma bela fazenda onde fomos recebidos por um simpático casal. Notei que a mulher era a verdadeira dona da propriedade (herança de família), com flagrante liderança, tomando à frente em todas as respostas. Depois de uma hora de conversa regada a chimarrão buscamos lugares para fazer as fotos. Antes disso a fazendeira correu para retocar a maquiagem e arrumar o cabelo. A sessão de fotos foi demorada, tensa. Entre sorrisos tipo “xis” e advertência para “caprichar para esconder as rugas”, ela disparou:
- Olha... eu quero ver as fotos antes da publicação, tá?

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox

É o tipo de pedido que acaba com qualquer clima de parceria entre repórter/fotógrafo e a fonte. Cansado das pitacos sobre luminosidades, caretas e até sobre melhor lente a usar, meu amigo Pacheco explodiu:
- Olha minha senhora, é melhor parar com tantas exigências. A solução não está com um fotógrafo. O seu problema é um caso para o doutor Pitanguy! – disparou, em referência ao cirurgião plástico Ivo Pitanguy conhecido mundialmente.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais