Últimas notícias

Colunistas

RSS
Dia do Pindura quase acaba em tragédia

Gilberto Jasper

18.02.2014

Dia do Pindura quase acaba em tragédia

            Recém chegado à redação da ZH fui incumbido de sair à rua para descobrir se a tradição do Dia do Pindura – data de criação do primeiro curso superior de Direito do país, em São Paulo, em 11 de agosto de 1827 – resistia ao tempo. A praxe rezava que estudantes de Direito, neste dia, “pinduravam” a conta depois de comer e beber.
O veterano fotógrafo Antônio Pacheco foi escalado para me acompanhar, o que garantia belas imagens e muitas risadas. Fomos ao Centro de Porto Alegre em busca de “cases” para ilustrar a reportagem, mas depois de diversas incursões por restaurantes e bares, a expectativa deu lugar ao desânimo.
- Nesta crise ninguém tem coragem de comer, beber e sair sem pagar.  Mesmo que quisessem os comerciantes não podem perdoar estas dívidas em nome de uma tradição quase esquecida – justificou o gerente de um restaurante.
                                  
oxoxoxoxoxoxoxoxoxox
 
  No bar da OAB – que na época se localizava na Rua da Praia - conseguimos encontrar “pinduradores” prontos a manter a tradição. Infelizmente não pudemos usar como ilustração ao descobrir que havia um acordo. Os estudantes de Direito realmente não pagavam a despesa no Dia do Pindura, mas na semana seguinte voltavam para saldar a dívida. Faziam isso apenas para manter a tradição.
            Cansados, já esperávamos o carro do jornal para voltar à redação fizemos uma última investida, desta vez no restauranteLa Churrasquita, na Rua Riachuelo quase esquina com Avenida Borges de Medeiros. Seis estudantes, com vistosas pastas com a inscrição “Direito da UFRGS”, comiam, bebiam e falavam alto.
- Estes aí vão dar o bolo! – previu o fotógrafo Antônio Pacheco.
Dito e feito!
 
oxoxoxoxoxoxoxoxoxox
 
            Depois da sobremesa e do cafezinho, o grupo tentou sair de fininho, mas junto à porta foi abordado por um garçom. Pelos cabelos ralos e grisalhos ele tinha experiência suficiente para farejar um golpe de longe.
- Passem no caixa imediatamente!– berrou, enquanto segurava um dos estudantes pelo braço. Com agilidade o guri se desvencilhou em desabalada corrida para se juntar aos colegas na calçada.
Para nosso espanto o garçom não se intimidou. De espeto em punho disparou pela Riachuelo aos berros de “pega ladrão, pega ladrão!, sem êxito.
            No dia seguinte, um sábado, Zero Hora ostentava na capa:
Dia do Pindura quase acaba em tragédia”, manchete ilustrada pela imagem do furioso garçom brandindo um espeto vestindo uma impecável gravata borboleta e a indefectível toalha branca no ombro.

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo