Últimas notícias

Colunistas

RSS
Manchete é coisa de gênio!

Gilberto Jasper

11.03.2014

Manchete é coisa de gênio!

            Uma das coisas mais fascinantes nos meus primeiros tempos de jovem repórter de jornal era a facilidade dos editores para elaborar manchetes agregadas às notícias e fotos. Um maluco gritava:
            - Preciso de duas linhas de 12 toques pro caso do cara que matou o vizinho!
            Em segundos as linhas simetricas brotavam da máquina de escrever com o resumo do texto, fruto de uma agilidade mental que me deixava boquiaberto.
            No penúltimo semestre da faculdade pude finalmente exercer esta habilidade na Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul. Morei numa pensão de madeira e o verão inclemente do Vale do Rio Pardo me mantinha na redação até o final da noite. Isso permitiu conhecer toda a empresa que tinha, ainda, emissoras de rádio AM e FM.
           
                                               oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
 
O jornal circulava as terça, quintas-feiras e sábados. Na véspera eu ficava na redação até o fechamento da edição na companhia do diagramador e editor de Esportes, Ari Resch, um grande amigo que me acolheu ao chegar à cidade. Frequentemente mudávamos a manchete de capa minutos antes das rotativas entrar em ação.
Lembro de um bloqueio de arrozeiros gaúchos para impedir a entrada do produto vindo da Argentina. “Fechada” a edição fomos ao Quiosque, bar tradicional no centro de Santa Cruz. Ali encontramos um brigadiano que comentou sobre um tiroteio que resultou na perfuração da cabine de uma carreta vinda do país vizinho.
Acordamos o fotógrafo Jorge Trottier Nunes (o ) e no dia seguinte a foto ilustrava a capa da Gazeta para surpresa até do editor-chefe, Guido Kuhn, mestre, amigo, grande jornalista e cúmplice das loucuras de jovens repórteres. Antes da manche, pouca gente sabia do episódio que virou assunto em todas os bate-papos da cidade.
 
                                   oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
 
Quando cheguei à redação da Zero Hora, em janeiro de 1987, me assustei com o clima de aparente desorganização da redação perto do fechamento da edição. A quantidade de títulos e manchetes era incrível. Mas no final tudo terminava bem. Deste período lembro de duas pérolas. A primeira já tratava de ecologia:
Todos os animais têm direitos, mas poucos sabem”.
Virou gozação no dia seguinte quando houve a sugestão para imprimir manuais a serem distribuídos aos moradores do jardim zoológico.
Outro título resumia a disputa em torno da eleição dos dirigentes de uma entidade voltada ao atendimento de deficientes físicos em Porto Alegre. No dia seguinte a editoria de Geral ostentava a seguinte manchete:

Eleição movimenta Clube dos Paraplégicos”.      


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia do Anjo Veuliah
  • Dia Mundial do Coração