Últimas notícias

Colunistas

RSS
Praia já foi lugar de risco pra gurizada

Gilberto Jasper

21.02.2014

Praia já foi lugar de risco pra gurizada

            Eu adoro praia. Sou apaixonado por água salgada.
Meu filho Henrique, estudante de Jornalismo, palpiteiro e que você, prezado leitor, conhece aqui como dublê de editor deste blog, insiste para que escolha roteiros turísticos culturais. Não adianta. Eu e a dona Cármen – também apaixonada pelas belezas praianas – insistirmos em ir pra o Nordeste ou Caribe.
 Desde piá frequento o litoral gaúcho, mas admito minha paixão recente pelas praias de Santa Catarina. Jurerê, Daniela e mais recente a Guarda do Embaú conquistaram meu coração de praiano germânico.
            Aos quatro anos tive a primeira experiência traumática. em Tramandaí, balneário onde cresci e passava o verão num chalé de madeira dos meus avós Bruno e Wilma Kirst.
 
                                                oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
 
Todos os dias, na ida para a orla, eu costumava andar pela borda de um chafariz numa praça localizada entre o final da Avenida Emancipação e a ponte do Imbé. Certo dia, na volta para casa, minha irmã (sempre elas, estes monstrinhos mirins!) me deu um leve empurrão, crime que ela nega até hoje! O resultado foi um voo espetacular no meio do chafariz, raso, repleto de tartarugas que se fugiram para baixo das pedras.
            Alguns anos depois sofri um novo acidente, este mais grave. Uma inocente brincadeira “de esconder” quase vira uma tragédia de verão. Éramos cinco ou seis guris, só de calção, num calor incrível, depois do meio-dia. A certa altura resolvi me esconder atrás de um muro, junto à calçada. Na pressa, abri o portão sem notar que um ciclista vinha em alta velocidade.
 
                                               oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
 
            A colisão foi dolorosa para ambos. Meus joelhos ficaram em carne viva o que tornou o veraneio (e o acidente) inesquecível. Sempre que entrava na água salgada do mar a ardência me reportava à trombada. Já o ciclista sofreu prejuízos muito maiores. Além entortar o aro e quebrar vários raios da bike, ele teve fratura exposta do braço esquerdo. Uma imagem horrível que ficou já minha lembrança por anos a fio.
            Antes destes dois acidentes estreei no “pronto socorro caseiro de praia” ao pisar num anzol quando meu avô manuseava o material de pesca. Foi tudo muito dolorido. Com destreza e um canivete afiado meu pai fez uma pequena incisão e liberou o gancho.
Hoje certamente eu não correria tantos riscos. Dificilmente esfolaria meus joelhos ao manusear meu smartphones. Também seria difícil me lesionar jogando videogame. E seria quase impossível contrair um torcicolo vendo tevê, passatempos preferidos da gurizada de hoje...

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)