Últimas notícias

Colunistas

RSS
O pior está por vir

Gilberto Jasper

13.03.2014

O pior está por vir

            Depois de dois meses de calmaria eu já estava preocupado. Ruas tranquilas, final de tarde sem estresse, nem sinal dos bloqueios de protestos, ônibus no vai e vem. Mas bastou o primeiro dia realmente útil para mostrar que Porto Alegre voltou ao “normal”.

            Do alto do 11º andar de onde trabalho na Avenida Borges de Medeiros, perto do estádio Beira-Rio, a tomaria de veículos nas três pistas a partir da Usina do Gazômetro (sentido centro-bairro) era ruidosa. Todos iam para casa descansar. Perto dali uma audiência pública virou batalha campal na capital do Estado mais politizada do Brasil. Mais adiante, o rompimento de uma tubulação de gás completou o inferno do trânsito.

            O que aconteceu no ginásio Tesourinha é amostra do que vem por aí. Copa do Mundo e eleições são ingrediente naturalmente polêmicos, devidamente turbinados pela radicalização de meia dúzia de “protestantes de apartamento”. Basta assistir as imagens do tumulto para concluir que pouquíssimos daqueles que desafiaram a Guarda Municipal são usuários de ônibus. Ao menos na hora do pique quando milhões de trabalhadores embarcam em ônibus desconfortáveis, caros e mal conservados.

             Portar pedras e rojões nos calçados comprova o que qualquer porto-alegrense com dois neurônios sabe: aquele grupinho, presente em qualquer evento público, pretende tudo. Menos debater, organizar, sugerir e trabalhar pelo consenso. Além de moradores da Capital, nós – a maioria pacífica - somos contribuintes que perguntam: quem vai pagar os prejuízos materiais da última segunda-feira? Paguei à vista meu IPTU, mas desconfio que o boleto de 2015 virá ainda mais salgado para reconstruir a cidade que abrigará tantos eventos polêmicos este ano.

            O que revolta ainda mais é a injustiça perpetrada contra nós, moradores seguidores da lei, por meia dúzia de mimados “protestantes” que jamais enfrentaram uma jornada de oito ou dez horas de trabalho. Senão, não teriam energia e tempo para jogar pedras, rasgar redes de proteção e estilhaçar vidros num prédio público.

            O descontentamento cresce ao se constatar a passividade da Brigada Militar, instituição secular que orgulha os gaúchos, mas que, de mãos atadas por interesses ideológico-eleitorais, está impedida de agir. Proteger a população está no DNA da corporação, cuja revolta já extrapola os quartéis.

            Quem ficou assustado com o vandalismo de 2013 aguarde: o pior está por vir. O primeiro dia útil do ano mostrou que nada mudou em Porto Alegre. A cidade continua entrega aos vândalos que desconhecem o significado


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo