Últimas notícias

Colunistas

RSS
Constrangedora descontração

Gilberto Jasper

12.05.2014

Constrangedora descontração

            Uma das primeiras coberturas que fiz como repórter do jornal Zero Hora – nos idos de 1997 - se constituía numa ronda por clubes, boates e “inferninhos” durante o Carnaval. Como “foca” (novato no Jornalismo) coube a mim pequenos clubes e casas noturnas quase anônimas. Como neófito no assunto, a chefia de reportagem destacou o fotógrafo Valdir Friolin para me acompanhar. Bem humorado, famoso pelas “pegadinhas”, profissional multipremiado e expert da noite porto-alegrense, transformou um grande desafio numa experiência divertida.
            A tarefa era relativamente simples. Passar em alguns lugares, falar do tema da decoração, entrevistar o presidente, falar com figuras bizarras para redigir algumas linhas. Na retaguarda, editores faziam um “misto quente” com as o apanhado da equipe de repórteres que percorriam a noite durante a folia nacional.
 
                                                oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
 
            Num determinado clube de Porto Alegre, o presidente pulava alegremente no meio do salão abraçado à esposa e as duas filhas. Na verdade ele não pulava, apenas saltitava igual a um saci. A perna esquerda estava engessada do pé até a coxa, resultado de uma fratura ocorrida durante um jogo de futsal na época conhecido como futebol de salão).
            Ao vislumbrar o fotógrafo da ZH, o dirigente ficou ainda mais animado. Soltou-se do pescoço da mulher para pular num só pé em meio à confusão. Friolin fez as imagens normalmente. Pouco depois o presidente nos chamou para ocupar  a mesa da diretoria. Entre batatinhas e Brahmas geladas ele prometeu:
            - Se esta foto, que mostra eu e a minha família pulando Carnaval, for publicada, dou de presente um título do clube para cada um de vocês! – prometeu.
Sorrimos educadamente e saímos parai visitar outros lugares. No dia seguinte tocou o telefone na redação. Atendi. Do outro lado da linha, ouvi um fiapo de voz:
            - Amanhã tu e teu fotógrafo podem passar aqui. O título de sócio de vocês está garantido. Basta passar aqui para assinar o papel de adesão – explicou o presidente. Nunca voltamos, nem para pular outros Carnavais.
 
                                               oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
 
 
            Na segunda noite de folia fomos a um clube classista na zona sul de Porto Alegre Desde cedo o fotógrafo insistia para que fôssemos lá.
            - Vamos lá! Tu vai gostar! O lugar é divertido e o presidente é um cara muito legal! – repetia Valdir Friolin.
            Finalmente chegamos ao local por volta das 2h da madrugada. A animação era grande. Circulamos pelo salão até sermos convidados para nos acomodar no camarote da Diretoria, onde o sorridente presidente nos aguardava.
Feitas as apresentações, fui convidado para ficar ao seu lado, o que foi muito constrangedor como verão mais adiante.
            Durante as quase duas horas em que permanecemos no camarote, o “descontraído” dirigente manteve a mão na minha com oferecendo todo tipo de bebida, além das opções previstas no cardápio. Recém chegado do Interior, demorei a descobrir que a insistência do fotógrafo Valdir Friolin para conhecer o clube era, na verdade, mais uma de suas frequentes “pegadinhas”... 

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)