Últimas notícias

Colunistas

RSS
Lágrimas e risos do jornalismo

Gilberto Jasper

20.05.2014

Lágrimas e risos do jornalismo

               A rotina do jornalismo diariamente nos confronta com situações cômicas e dramas da vida real. O positivo nesta rotina é que muitas vezes é possível intervir para minimizar as mazelas que maltratam tanta gente. Em muitos casos, a imprensa é a derradeira esperança de soluções.

            Quando era repórter da editoria de Geral do jornal Zero Hora, descobri que um ex-combatente – ou pracinha - da Força Expedicionária Brasileira (FEB) morava em condições lamentáveis na zona norte de Porto Alegre. Depois de andar por mais de uma hora chegamos ao casebre onde um homem de estatura baixa, 84 anos, que morava com a esposa e quatro cachorros. Nem de longe lembra o soldado que foi à Itália na II Guerra Mundial
            A maloca, feita de papelão, pendia ao lado de um fétido riacho cercado por muito lixo. Depois de várias visitas, ele topou contar as aventuras em Monte Castelo e a luta contra doenças e necessidades. O relato rendeu uma pungente reportagem que contrastou episódios de coragem com uma velhice humilhante.
            Publicado numa edição dominical, o texto sensibilizou um empresário da construção civil. Ele presenteou o pracinha com uma casa pré-moldada, todo o mobiliário e decoração, além de comprar roupas para o casal. Dias depois, a esposa do soldado veio á redação. Entregou um pacote e disse:
            - É para o senhor que vai estar para sempre nas nossas orações. Muito obrigado!
Era um bolo, com cobertura de chocolate, preparado por ela. Foi um dia em que me enchi de orgulho pela profissão que exerço há quase 40 anos.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
            Outra pauta pungente envolveu um guri de 11 anos, de Lajeado. Era portador de hidrocefalia, doença causada pelo acúmulo do líquido cefalorraquidiano que provoca o inchaço excessivo do cérebro. Por isso, a cabeça era imensa, desproporcional, o que o transformou em atração no bairro pobre em que residida. Era constrangedor ver os vizinhos levando amigos para conhecer o “monstrinho”.
            Sem dinheiro, abandonada pelo marido e com mais três filhos, a mãe buscava ajuda para tratar a doença. Foi a entrevista mais difícil da minha vida. Sentada na cama, a faxineira acariciava a imensa cabeça do menino, sentado e encolhido, em absoluto silêncio.
            Voltamos a Porto Alegre sem trocar uma única palavra sobre o que vivenciamos naquele casebre de madeira. Foi custoso redigir uma página que incluía as desculpas da Previdência Social e de outros órgãos públicos para a falta de assistência médica.
Para minha imensa alegria, dois dias depois da publicação (sem fotos), finalmente o guri foi internado em Porto Alegre, onde recebeu tratamento. Infelizmente, morreu um ano depois, vítima das complicações que normalmente atingem os portadores de hidrocefalia. 

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo