Últimas notícias

Colunistas

RSS
Em jogo, a reputação de uma mulher

Gilberto Jasper

24.06.2014

Em jogo, a reputação de uma mulher

                Sempre gostei de fazer coberturas de praia. Consistia em permanecer no Litoral gaúcho por 15 dias. Por muitos anos fui assíduo frequentador do Hotel Beira-Mar, do saudoso Miro Weber, proprietário do hotel que administrava o negócio com o gerente  João da Praia.
            Muitos colegas não compartilhavam da minha opinião. Trabalhar na praia exigia dedicação 24 horas, apesar da inexistência do celular. E podia-se trabalhar de calção, camiseta e chinelo, além de cair no mar de vez em quando, ao fazer o chamado “ambiental de praia”. A partir de um episódio ou personagem, ouviam-se os veranistas, entre os quais, os onipresentes argentinos.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxox
            Uma das tarefas do repórter que ficava na redação – um quarto adaptado, de frente para a Avenida Emancipação, a principal de Tramandaí – era redigir a programação de cinema. Havia duas casas de exibição: Coimbra e Caiçara. Uma exibia lançamentos. Outro primava pelos títulos “adultos” nas sessões noturnas.
            As atrações também eram divulgadas por um serviço de alto-falantes instalados no teto de carros que infernizava os veranistas. As novidades pornográficas podiam ser ouvidas inclusive na ida à missa das 18h, apesar do protesto de algumas “senhoras de família”.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxox
            Lembro que “A menina e o cavalo” gerou polêmica até na Câmara de Vereadores, mas em nome da liberdade de expressão não houve represálias. Numa tórrida tarde de fevereiro, fui encarregado da agenda de filmes. Liguei para o responsável de um dos cinemas para tirar uma dúvida simples, já que passara o dia ouvindo o Noé da “atração”.
            A incerteza residia apenas na grafia do filme: afinal, era “A mulher que se diz puta” ou era “A mulher que se disputa”? Indagado, o informante riu de forma marota e disse: “O senhor escolhe!”

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.05

  • Dia de São João Batista de Rossi
  • Dia do Soldado Constitucionalista (São Paulo)
  • Dia Internacional das Comunicações Sociais
  • Dia Mundial da Tartaruga
  • Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras
  • Dia Nacional de Lutas