Últimas notícias

Colunistas

RSS
Nossa rotina é não ter rotina

Gilberto Jasper

17.06.2014

Nossa rotina é não ter rotina


Rigotto, o assessor de imprensa Gilberto Jasper e  o ajudante-de- ordens Eduardo Biacchi, em viagem pelo interior do RS, em 2006." Foto: Nabor Goular

              Como assessor de imprensa do ex-governador Germano Rigotto (2003- 2006) voei e rodei milhares de quilômetros. “Nossa rotina é não ter rotina” foi a manchete de entrevista que concedi ao jornal A Platéia, de Santana do Livramento. Meu dia se iniciava às 5h, mas nunca sabia onde almoçaria ou se ia dormir em casa.
            Muitos não suportam tamanha inconstância, mas eu até hoje adoro a estrada. Por isso, foi uma experiência enriquecedora. Conheci inúmeros lugares, pessoas incríveis. Guardo momentos hilários, outros dramáticos. Lembro de um evento na fábrica da GM, em Gravataí, com inúmeros jornalistas especializados, vindos de todo o Brasil e da América Latina.
            O governador Rigotto resolveu citar todos os veículos de comunicação representados durante o vocativo (leitura da lista de autoridades presentes). De planilha em punho, passei a anotar o nome de jornais, revistas e sites, pouco comuns à época. Diante de duas jovens mulheres que davam estrondosas risadas subi o tom de voz para ser ouvido.
            - Vocês são de que veículos? – perguntei com firmeza.
            Elas se entreolharam, desconcertadas e sérias, até uma delas gritar:
- Estamos num Corsa branco! Tá vendo? Eu disse pra tu não estacionar na saída daquela garagem!


Um ex-governador do Sul do país, conhecido pela truculência no trato com os jornalistas, protagonizou uma história pitoresca. Depois de uma reunião dos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento do Sul, que reunia os mandatários do RS, SC, PR e MS), em Curitiba, ordenou que fosse colocada uma enorme mesa diante da mesa já existe, onde estavam os mandatários. Apesar da estranheza, ninguém ousou contradizer o cacique político.
            Ao liberar a entrada dos repórteres que cobriam o evento ele não hesitou.
            - Não haverá entrevista coletiva. Vou ler uma nota e fim!
            Diante do zumzum dos jornalistas que estranhavam a distância em decorrência da colocação de duas enormes mesas, ele disparou:
            - Pedi para colocar mais uma mesa porque assim a gente fica longe de vocês e não é obrigado a sentir o cheiro de jornalista! – metralhou o tonitruante governador.

                                              
Tristezas também não faltaram. Em dezembro de 2003 fomos ao Rio de Janeiro, na federação das indústrias local (Firjan), para mostrar o potencial gaúcho a investidores. De lá para o Projac, da Rede Globo, mas nós fomos barrados na porta.
            Ao meio-dia decolamos para Minas Gerais para visitar o governador Aécio Neves. Fazia 34°C quando partimos, no final da tarde, para retornar ao RS. Ao pousar bem Caxias do Sul, às 21h, a temperatura era baixa, apesar da época. Cansados, eu e o fotógrafo Nabor Goulart corremos para o hotel a fim de tomar um banho, jantar e dormir cedo.
            Entre o aeroporto e o hotel, porém, Rigotto telefonou:
            - Um vendaval causou cinco mortes em Antônio Prado. Sairemos às 6h para ver os estragos – determinou.
            Acordei às 5h. De helicóptero vimos parte da cidade dizimada pelo tornado. Lembro que os muros que circundavam o cemitério desabaram. Além da destruição, o vendaval causou a morte de quatro crianças, estudantes do Colégio Cenecista Irmão Irineu. O telhado se desintegrou. Junto à escola, um motorista dentro do carro foi esmagado pelos entulhos.
            À tarde fomos ao velório das crianças, num ginásio no interior do município. A jornada, que começou com bom humor e muito calor, acabou fria e com uma tristeza de cortar o coração.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)