Últimas notícias

Colunistas

RSS
Um engano de presente

Gilberto Jasper

01.07.2014

Um engano de presente

         O ritmo frenético de uma redação – seja de jornal, rádio ou tevê - atinge o auge com a proximidade do “horário de fechamento”, isto é, o momento limite para lapidar as notícias para veiculação. Depois de trabalhar na editoria de Geral do jornal Zero Hora no turno da tarde, mudei para a manhã. O ambiente era mais calmo porque havia poucos repórteres, sem o burburinho vespertino.
         Trabalhei entre 1997 a 2006 na Geral, o que rendeu muitas histórias e causos. O colega (e xará) Gilberto Leal era invejado. “O cara viaja pra todos os lugares do Brasil e do mundo e ainda dirige carrões novos, alguns que sequer foram lançados comercialmente”, comentavam os colegas, muitas vezes com bom humor.
 
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
 
         Várias vezes participei do caderno Carros & Moto, pilotado pelo Gilbertinho Leal, como todos o chamavam, fazendo reportagens. Lembro de quando fui a São Paulo para o lançamento do Chevette Júnior. Era uma “novidade” da GM para rivalizar com os recém lançados carros 1.0, mais econômicos e que contavam com incentivo do governo para baratear o preço final.
         Eu vivia pedindo para trabalhar definitivamente no caderno, sem sucesso. Usava até o argumento da similaridade do nome para justificar minha escolha. Sem falar que devoro publicações automobilísticas e tudo que diz respeito a carros. Embora admita que meus conhecimentos não passem de uma simples troca de pneus...
                           
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
 
         Numa manhã de inverno, o Gilbertinho veio à minha mesa com um largo sorriso. Ele não parava de rir. Depois começou a canta “parabéns a você/nesta data querida...” e estendeu a mão porque era meu aniversário. E contou o inusitado da descoberta:
         - Uma senhora ligou, perguntou “é o Gilberto?”. Ao confirmar ela começou a cantar o “Parabéns a você”, na versão tradicional e emendou o “Parabéns a você gaudério”.
         Finda a cantoria, silêncio. Depois de alguns segundos, a constatação: a mulher tinha falado “com o Gilberto errado”. Na ânsia de ser a primeira pessoa a me cumprimentar – como sempre acontecia -, minha saudosa sogra, Ivone Corrêa Nunes, realmente “se enganara” de Gilberto e encheu os ouvidos do Gilbertinho Leal com votos de saúde, alegrias, parabéns e tudo mais.

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.02

  • Criação do IBAMA pela Lei nº 7.735, (1989)
  • Dia de Santa Margarida de Cortona