Últimas notícias

Colunistas

RSS
Burocrata com a vida em perigo

Gilberto Jasper

31.07.2014

Burocrata com a vida em perigo

         Antes de correr atrás das notícias profissionalmente tive um emprego particularmente traumático. Eu era funcionário de uma tradicional empresa gaúcha integrada por 12 associadas de diversos segmentos. Exercia a função de auxiliar de (departamento) pessoal, das 8h às 18h, em Porto Alegre. No início da noite embarcava num ônibus que, via BR-116, ia direto para a Unisinos, em São Leopoldo para cursar Jornalismo.
         A experiência foi traumática porque eu já havia trabalhado como jornalista amador, conforme revelei em postagens anteriores. Por isso, ficar preso a uma mesa para atualizar carteiras de trabalho, preencher documentos para a concessão de férias de funcionários me transformou num burocrata. E isso contrastava com o sonho de rotina diferente a cada dia como jornalista.
         Entre minhas funções estava o acompanhamento de trabalhadores demitidos até o sindicato para homologar a rescisão de contrato. Antes, porém, o demitido era informado dos valores a serem recebidos.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
           Numa tarde de verão acompanhei um marinheiro, funcionário da empresa de navegação que integrava o conglomerado em que eu trabalhava.
           O cara tinha quase 2 metros de altura, Pesava mais de 100 quilos, tinha um carregado sotaque nordestino e a voz que parecia um trovão. Em absoluto silêncio ele ouviu as explicações na minha sala. Depois nos encaminhamos à sede do sindicato, na Rua General Câmara, mais conhecida como Rua da Ladeira, devido ao forte declive. Foram 20 minutos de caminhada.
            No sindicato um funcionário leu a papelada e deu o OK. Mas repentinamente o até então pacato ex-colega começou a protestar, aos berros. Contestou todas as rubricas da rescisão enquanto esmurrava o balcão feito com uma frágil compensado que por parecia se desmanchar.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
            À medida que eu tentava explicar os números aumentava a fúria do marinheiro.  Tentando disfarçar comecei a caminhar de costas em direção à saída da sala. A discussão chegou ao clímax com o enfurecido demitido puxou um faca, cujo lâmina reluziu  pela minúscula sala.
            - Vâmo vê se tu é macho pra continuar mentindo! – berrou vindo na minha direção.
            Desci os três lanches de escada sem olhar para trás. Ganhei a rua, disparei pela Rua da Ladeira abaixo. Por sorte não esbarrei em ninguém na esquina com a Rua da Praia.
Já não ouvia a voz tonitruante do furioso operário. Mesmo assim, só parei diante do muro da Avenida Mauá. Exausto e feliz por não ser atropelado ou retalhado em pleno centro de Porto Alegre. Mas certo que aquilo não era trabalho para mim. Correr atrás da notícia parecia mais seguro!

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 21.05

  • Dia de Santo André Bóbola
  • Dia de Santo Hospício
  • Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO)
  • Dia Nacional da Cachaça
  • Dia Nacional da Linguagem