Últimas notícias

Colunistas

RSS
O reluzente sonho das gemas preciosas

Gilberto Jasper

06.10.2014

O reluzente sonho das gemas preciosas

            A via como repórter permite testemunhar façanhas perpetradas pelo ser humano, conhecer lugares insólitos e conviver com personalidades marcantes. É possível monitorar a verdade sob diversos ângulos. É a prova da máxima brilhante de que, na vida, “não existem verdades, apenas versões”. Duvidam? Experimente contar uma história diante de três amigos e depois ouça como reproduzem a trama.
            O jornalismo permite descortinar motivos que geram tendências que, mais tardes, soam inexplicáveis. Roupas, hábitos, linguajar, carros, gírias, estilos de música. Tudo vira alvo de troça com o passar dos anos porque a contextualização, fundamental para a compreensão, nem sempre é possível nesta época de estresse .
            Na década de 90 fiz uma série de reportagens sobre a corrida de agricultores atrás de pedras preciosas na região de Soledade, norte do Estado. Legiões de produtores rurais abandonaram a semeadura e colheita para esburacar a terra, sem tecnologia, orientação ou experiências, com resultados lamentáveis.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
            A tentativa de achar “a” pedra – rara e valiosa - levou famílias inteiras a lançar mão de práticas rudimentares com ferramentas inadequadas e material perigoso que incluía até explosivos. Tudo na tentativa de arrancar riquezas reluzentes do solo. Percorremos várias comunidades onde a venda de ilusão de riqueza instantânea estava em alta.
            A caça às gemas – como a turquesa, hematita, quartzo, turmalinas, piritas, quartzo rosa, ágatas e ametistas, entre outras - causou danos em áreas de produção agrícola. Também gerou amputações, ferimentos graves e até cegueira  em homens, mulheres, jovens com vocação para manejar enxadas, arados e tratores ao invés de picaretas para furar o solo.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
            Estive em municípios onde historicamente as pedras preciosas e semipreciosas faziam brotar recursos vitais à economia local.  Vi túneis abertos sem qualquer planejamento, com desabamentos, mortes e lesões irreversíveis. Conheci mulheres que perderam mãos e braços em deslizamentos de encostas de barrancos.
            O traço comum, no rosto deles, era a obsessão por melhores condições de vida da família. Poucos ansiavam por riqueza fácil. Blasfemavam contra o descaso com os agricultores. Debaixo de sol impiedoso e de geada congelante faziam brotar riqueza em forma de alimento.
            A caça ao tesouro, idealizada pela busca pelas gemas raras, fora estimulada pelo desafio de sustentar a família. Poucos “chegaram lá”, inúmeros desistiram, mas todos tentaram da maneira que parecia mais próxima, acessível e viável. O desafio é o combustível do ser humano.

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 25.05

  • Dia da Costureira
  • Dia da Liberdade de Impostos
  • Dia de Santa Maria Madalena de Pazzi
  • Dia de São Gregório VII
  • Dia do Industrial e da Indústria
  • Dia do Massagista
  • Dia do Orgulho Nerd
  • Dia do Trabalhador Rural
  • Dia Nacional da Adoção