Últimas notícias

Colunistas

RSS
A rádio-poste me salvou

Gilberto Jasper

09.02.2015

A rádio-poste me salvou

            Não lembro que idade eu tinha – cinco ou seis anos - mas a experiência foi traumática, inesquecível. Com a minha irmã, dois anos mais velha, me perdi na praia ao sair do mar. Era uma manhã de domingo de  areia lotada e muito calor em Tramandaí que, naquela época – década de 60 – era o xodó dos gaúchos durante o veraneio.

            Saímos da água e por algum motivo meus pais não estavam nos esperando, o que sempre acontecia. O desespero tomou conta da dupla que viera do interior para curtir o verão. Saímos a caminhar como duas baratas tontas em busca de algum rosto conhecido para nos socorrer, sem sucesso.
            Caminhamos em círculos, de mãos dadas, por muito tempo.
            Não sabíamos o que era maior: o medo ou a sede causada pelo sol a pleno. Cansados, sem qualquer esperança de encontrar a família, ficamos congelados à beira do mar. Só tínhamos forças para chorar.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo        
 
            De repente, não sei de onde, surgiu um senhor grisalho, de boné, com 70 e poucos anos que se agachou para conversar.
            - O que aconteceu com vocês? Estão perdidos? – indagou com voz mansa depois de oferecer um refrigerante gelado.
            Entre soluços contei nosso drama e ele passou a fazer uma série de perguntas.
            - Vocês tinham guarda-sol? Que cor era? Tinha um bar por perto? Vocês estão numa casa ou num apartamento? – e assim por diante.
            A partir de algumas informações ele nos levou para as proximidades do antigo Restaurante Panorâmico, ponto de atração pela arquitetura arredondada, novidade para aquela época.
            Nosso protetor foi conversar com outro homem, também de idade avançada, chapéu de palha. e, poucos minutos depois, ouvimos nossos nomes reverberando na “rádio poste”.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
 
            Era um modesto sistema de som comandado pelo lendário Dario Krás Borges. Consistia numa casinha de madeira com mesa, toca-discos e microfone que irradiava o som a partir de alto-falantes instalados nos postes ao longo da praia.
            Em menos de 15 minutos vi meu pai surgir no meio da multidão, seguido pela minha mãe, com os inchados de tanto chorar, e meus avós. Finalmente encontramos rostos familiares que devolveram a tranqüilidade do veraneio, não sem antes recebermos uma advertência pela distração à beira mar.
            A “rádio-poste do seu Dario” – como entrou para a história de Tramandaí o moderno veículo de comunicação de então – salvara mais uma dupla de crianças perdidas.
            Por décadas o bronzeado teve como trilha sonora os sucessos musicais da época – rodadas num surrado toca-discos velho -, mesclados por oferta de fotógrafos amadores, oferta de aluguel de casas e quartos e até anúncio de dentaduras encontradas na areia. Além, é claro de crianças distraídas perdidas ao longo da praia...        

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.05

  • Dia de São João Batista de Rossi
  • Dia do Soldado Constitucionalista (São Paulo)
  • Dia Internacional das Comunicações Sociais
  • Dia Mundial da Tartaruga
  • Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras
  • Dia Nacional de Lutas