Últimas notícias

Colunistas

RSS
As armadilhas do destino

Gilberto Jasper

27.02.2015

As armadilhas do destino

            Na última postagem do meu blog (gilbertojasper.blogspot.com.br) relato a rotina do meu falecido pai, Gilberto Jasper como vereador de Arroio do Meio, nos idos de 1968. Naquela época os integrantes da Câmara Municipal não recebiam remuneração para exercer a atividade. Guardo saudosas recordações daquela campanha eleitoral, como os comícios realizados em bodegas iluminadas com lampiões a querosene.

            Um candidato do então MDB mantinha um bar que servia cachaça, lanches e comida em viandas, além de mesas de minisnooker, além de uma Kombi, usada como táxi. Convidado a disputar uma vaga a vereador, nosso amigo se entusiasmou com a possibilidade e investiu pesado na campanha eleitoral.

            Humilde e sem a eloquência para empolgar o eleitorado, o comerciante chegava a pedir voto para os companheiros de legenda, causando visível constrangimento. No dia da apuração reinava grande expectativa – como diriam os narradores de rádio de outrora – para conferir o desempenho dos candidatos.

            A contagem dos votos era feita em Lajeado e demorava três, até quatro dias. Neste período, a Rádio Independente – capitaneada pelo saudoso Lauro Mathias Müller – registrava quase 100% de audiência. Os mais fanáticos, que faziam apostas, organizavam mapas com as respectivas urnas, além de fazer projeções e sequer almoçavam para não perder nenhum detalhe.

Muitas vezes é preciso uma mudança radical para realizar os nossos sonhos

            No fim do escrutínio, os números indicaram que o comerciante da Kombi verde ficara em último lugar. No dia seguinte, o boteco, que fervilhava de gente durante a campanha eleitoral e onde os “tragos” eram distribuídos gratuitamente, amanheceu fechado. Decepcionado, o candidato frustrado abandonou Arroio do Meio com a mulher e filhos. Inconformado, investiu no ramo de restaurantes em Porto Alegre.

            Rapidamente o talento empresarial brotou com grande intensidade. Ele acumulou filiais, fama e dinheiro. Fez da Europa o roteiro preferido das férias familiares. Ao longo da sua trajetória como empreendedor gerou inúmeros empregos e mostrou que muitas vezes a vida traz sucesso por caminhos transversos.

            Como vereador, talvez o nosso amigo estivesse até hoje atrás do balcão de um bolicho, levando gente para os bailes do interior em toda a região. A indignação, motivada pelo fracasso político, o fez enveredar por caminhos inimagináveis.

            Na vida, muitas vezes, ficamos revoltados pelos desígnios do destino que aparecem divorciados dos sonhos acalentados por décadas. Assim como o comerciante, frustrado como vereador e transformado num case de sucesso no ramo gastronômico, muitas vezes é preciso uma mudança radical para alcançar – senão a sonhada felicidade – ao menos a realização de alguns sonhos.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia do Anjo Veuliah
  • Dia Mundial do Coração