Últimas notícias

Colunistas

RSS
O destino embaralha as cartas. Mas somos nós que jogamos.

Gilberto Jasper

03.03.2015

O destino embaralha as cartas. Mas somos nós que jogamos.

            Os ventos que assolam a política nacional trazem lembranças do tempo em que se ganhava eleição no grito e no corpo a corpo. Época de comícios regados a cerveja e pastel, briga para colocar santinhos sob tarros de leite à beira de empoeiradas estradas do interior de Arroio do Meio, no Vale do Taquari.

            São recordações saudosas da campanha eleitoral de 1968, com reuniões em bodegas iluminadas por lampiões a querosene com cadeiras de palha. Fofocas e calúnias eram feitas de boca em boca, em legítimas redes sociais.
            O pleito de então tinha um candidato do então MDB, de oposição. Ele mantinha um bar que servia cachaça, lanches e comida vendida em viandas. Também tinha mesas de minisnooker, além de uma Kombi usada como táxi. O convite para disputar uma vaga à Câmara Municipal foi interpretado como uma grande honra. Por isso, nosso amigo encarou com seriedade a possibilidade de representar o povo.
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
            Humilde e pouco afeito a discursos para empolgar o eleitorado, chegava a pedir voto para os companheiros de partido durante os comícios. No dia da apuração “reinava grande expectativa” – como diriam os narradores de outrora – para conferir o desempenho dos pretendentes.
            A contagem dos votos era feita em Lajeado (distante cinco quilômetros) e demorava três, quatro dias. A lajeadense Rádio Independente – liderada pelo saudoso radialista Lauro Mathias Müller - registrava 100% de audiência. Os mais fanáticos faziam apostas – valendo churrascos e cervejadas - rabiscavam mapas, faziam projeções.
            Ao final do escrutínio os números indicaram que o dono da Kombi ficara em último lugar. No dia seguinte, o boteco, onde serviam “tragos” (cachaça) gratuitamente, amanheceu fechado. O candidato abandonara Arroio do Meio. Levou mulher e filhos. Soube-se, depois, que resolvera investir no ramo de restaurantes em Porto Alegre.                                           
oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo
            Ali, rapidamente o talento empresarial aflorou. Acumulou filiais, fama, dinheiro e gerou empregos Fez da Europa roteiro frequente de suas férias. Mostrou, também, que muitas vezes a vida nos brinda com o sucesso através de caminhos transversos.
            Como vereador talvez estivesse até hoje atrás do balcão de um bolicho ou levando dançarinos para os bailes no interior. A indignação, motivada pelo decepção política, o fez enveredar por caminhos inimagináveis.
            Na vida, muitas vezes, ficamos revoltados pelos desígnios do destino que parecem divorciados dos sonhos acalentados. De comerciante frustrado virou case de sucesso na gastronomia. Muitas vezes é preciso uma mudança radical – mesmo que involuntária - para realizar nossos sonhos. 

Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo