Últimas notícias

Colunistas

RSS
O maior desafio

Gilberto Jasper

15.04.2015

O maior desafio

            Aos 17 anos deixei Arroio do Meio – no Vale do Taquari - que à época tinha cerca de 5 mil habitantes para tentar a sorte em Porto Alegre. Fui acolhido por numa “república” de conterrâneos que moravam há anos na metrópole que assustou a este gurizinho em busca de um lugar no mercado de trabalho do Jornalismo

A adaptação foi penosa. No final da noite, cansado da rotina de emprego e faculdade em São Leopoldo, chorava de saudades de casa, cobrindo o rosto com um travesseiro para não ser ouvido.

Éramos oito jovens em dois quartos com beliches de madeira cada um. Havia escala para lavar louça e limpar o banheiro sob a liderança do amigo Vicente Petry, o mais experiente do grupo. Aprendi a arrumar a cama, lavar e passar roupa, manter tudo em dia para acordar com o dia ainda escuro e me vestir para chegar em tempo no trabalho.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

            Depois de alguns anos mudei-me para Santa Cruz do Sul, ainda na faculdade, o que me obrigava a viajar pelo menos três vezes por semana a São Leopoldo. Morava numa pensão de madeira com apenas um banheiro, no final do corredor, onde os chuveiros raramente tinham água quente.

            Já formado retornei a Porto Alegre, onde casei, tive filhos e fixei residência e fiz minha vida profissional. Desculpem a breve biografia, mas o objetivo é mostrar que as agruras da vida servem para forjar convicções e princípios que servirão como uma espécie de bússola a longo da vida. Costumo relatar aos meus filhos a convicção que norteou meu projeto de construir minha vida profissional numa cidade de oportunidades.

            Os princípios que norteiam a criação dos filhos estão distantes da trajetória que milhões de jovens – como eu - cumpriram, com ênfase àqueles que saíram de pequenas cidades. O básico, no entanto, deveria ser semelhante, com base no respeito às pessoas, disciplina e determinação. O êxito não é imediato. Tudo é forjado pelo esforço em resistir ao apelo fácil da desânimo.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

            O império do consumismo, da cultura do descartável, da ostentação a todo custo, da afronta a todo tipo de ordem estabelecida e o descaso com os direitos alheios transformaram a educação dos filhos numa luta repleta de temores. Com exagero comento com amigos que sinto pena de pais de filhos pequenos

            - Pobres pais! Não imaginam o que enfrentarão quando esta gurizada chegar à adolescência! – repito.

            Filhos se constituem no maior tesouro que se possa almejar.

Uma riqueza cada vez mais difícil de preservar, encaminhar e orientar para uma vida digna.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 16.12

  • Dia de Santa Adelaide
  • Dia de São José Moscati
  • Dia do Butantã
  • Dia do Reservista
  • Dia do Síndico - Porto Alegre
  • Dia do Teatro Amador