Últimas notícias

Colunistas

RSS
Memórias que não deixaram saudades

Gilberto Jasper

21.05.2015

Memórias que não deixaram saudades

            Quando Pedro Simon deixou o parlamento e Paulo Brossard de Souza Pinto partiu desta vida tive a perfeita noção da idade que atingi. Faço 55 anos em junho e estes dois personagens foram marcantes em minha infância pessoal e política.

            Meu pai, Gilberto Delmar Jasper, o velho Giba, foi vereador em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, como já contei neste blog, através de divertidas histórias de campanha eleitoral. Foi uma época onde a liberdade de expressão sequer engatinhava para os 6.558 eleitores da minha cidade.

            Antes mesmo de ser eleito vereador com 333 votos pelo MDB, meu pai recebia em casa e conversava com lideranças políticas. Eram encontros cercados de mistério num ambiente de penumbra nos fundos da nossa casa. Aos 8 anos, me sentia participativo na trama, digna de um filme de Hitchcock.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

            Pouco antes da chegada de algum líder partidário, o velho Giba me chamava num canto e sussurava:

            - Hoje vem gente da política. Tu vai ficar sentado no muro, lá na frente de casa. Se o Jipe dos brigadianos passar duas vezes, vem correndo avisar! – ordenava.

            Com ar grave, lá ficava o alemãozinho de plantão, atento ao movimento  que era quase nenhum. Numa ruela lateral geralmente estacionava um carro com placas de Porto Alegre, com faróis apagados, de onde desembarcavam, entre outros, Brossard e Simon, expoentes do MDB. Eram conhecidos pela coragem de enfrentar a ditadura, simbolizada pela Arena, a Aliança Renovadora Nacional, partido dos militares.

            Simon era conhecido pela candura que marcava o inicio de seus discursos.

            - Era uma brisa que se transformava num vendaval avassalador! - repetia meu pai, entusiasmado pelo estilo veemente que do caxiense em suas manifestações públicas.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

            Já Brossard adotava um estilo mais clássico. Empregava um linguajar repleto de termos rebuscados, incompreensível para a maioria dos eleitores e frequentadores dos comícios de então. Mas destacava pela coragem no enfrentamento direto com os militares

            Lembro com frequência de ambos quando meus filhos bradam contra a “falta de liberdade” ao serem contrariados. Nas mobilizações populares de 2013, com quebra-quebras, depredações e incêndio de ônibus que geraram reação das forças policiais, o termo “ditadura” foi o mais citado em nossas acaloradas mesas-redondas familiares.

            Tento imaginar os jovens diante de uma mordaça igual a de 1968. E dos inúmeros gaúchos que não se intimidaram diante do dragão peçonhenta ditadura que varreu liberdades, lideranças e muitas vidas promissoras.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes