Últimas notícias

Colunistas

RSS
Falar com as mãos

Gilberto Jasper

15.06.2015

Falar com as mãos


Foto: Sjoerd Lammers, Flickr

            Pesquisa do IBGE revelou que 7,2 milhões de brasileiros acessam a internet somente por celular ou tablet. Já a Samsung descobriu que os smarphones são mais utilizados para enviar mensagens de texto e ver e produzir vídeos e fotos do que propriamente para falar. Falamos mais com as mãos - característica típica dos italianos - que propriamente com a boca.

            As conclusões parecem óbvias para quem observa o cotidiano. Em todos os ambientes o dedilhar nervoso de crianças, jovens, adultos e veteranos gera um silêncio de vozes que se impõe nos mais variados lugares que reúnem muita gente.

            No refeitório que frequento todos os dias vislumbro cenas bizarras. A cada garfada muitos colegas de trabalho, em pleno almoço, digitam freneticamente mensagens, riem sozinhos, manuseiam com sofreguidão os equipamentos. Devem ser assuntos de urgência inadiável ou vital importância para o futuro da humanidade.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

            Qualquer velório é mais barulhento que as salas de espera de consultórios médicos. Revistas e jornais sequer são tocados, ninguém pensa em furtá-los. Fico constrangido surrupiar uma notícia médica que serviria de inspiração para minhas crônicas. O ruído iria atrapalhar os demais pacientes. Com certeza seria repreendido pela quebra de concentração dos “dedilhantes”.

            A pesquisa da Samsung mostrou também que 90% dos usuários de smartphones são fãs das selfies. A volúpia pelos autorretratos é outra praga onipresente. Cheguei a esta conclusão depois das fotos tiradas sem qualquer pudor durante o sepultamento de Eduardo Campos, candidato à Presidência da República, vítima de acidente aéreo em Santos.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

            Dia destes, numa churrascaria de Porto Alegre, flagrei um pobre garçom, sorrindo ao tentar equilibrar a bandeja com uma bela sobremesa. A cliente, ávida pela foto perfeita, obrigou o coitado a sorrir cinco vezes até a imagem ficar “dentro dos conformes” para ilustrar as redes sociais. Nestes espaços da moda, só existem pessoas bonitas, bem vestidas que frequentam lugares chiques e fotografam apenas ao lado de celebridades.

            Fui obrigado a aderir ao whatsapp, mas confesso que tenho medo de virar um fanático pela modalidade. Este temor me mantém longe do facebook. Domingo completo 55 anos e nesta data amigos especiais costumam ligar. Ficaria decepcionado se eles, ao invés conversar comigo, enviassem uma um wats ou uma mensagem via facebook.

            A tecnologia é poderosa. Mas não substitui o calor e o carinho do contato pessoal.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.02

  • Criação do IBAMA pela Lei nº 7.735, (1989)
  • Dia de Santa Margarida de Cortona