Últimas notícias

Colunistas

RSS
Vergonha

Gilberto Jasper

26.11.2015

Vergonha

Estou impressionado com a frequência com que sinto vergonha de integrar a classe dos seres humanos. Isso não se restringe às atrocidades acontecidas em Paris, barbárie sem precedentes na capital francesa.

O noticiário é farto de exemplos que nos fazem questionar a classificação de "animais racionais". Em Minas Gerais, o descaso, a ganância e a irresponsabilidade de uma das maiores empresas mineradoras do mundo provocou a morte de inocentes, a destruição da fauna e da flora de dezenas de municípios em pelo menos dois Estados, além do comprometimento irreversível da qualidade de vida de milhões de pessoas.

A já crônica omissão oficial, lastreada pela proliferação de leis sem a implementação de indispensáveis mecanismos de fiscalização, soa como deboche aos mortais comuns. Mas estamos anestesiados diante de tanta desfaçatez que se tornaram rotina nas manchetes da mídia. Bons exemplos são cada vez mais raros, gerando desânimo daqueles que cumprem a lei.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

No trânsito, as estatísticas chocam pela número de mortos, feridos e mutilados permanentes. Paradoxalmente uma simples blitz da Polícia Rodoviária gera blasfêmias de todo tipo. Reação idêntica se constata quando o motorista depara com pardais e outros equipamentos de controle de velocidade. A hipocrisia, a intolerância e a crescente incapacidade de conviver "com os contrários" acirra as relações, gera comportamentos incompreensíveis e consequências nefastas.

Vivemos uma era de comunicação com conexão permanente, através de uma infinidade de ferramentas. Temos informação instantânea de episódios registrados no outro lado do planeta, mas somos incapazes de transformar estes avanços em benefícios concretos para qualificar as relações, incrementar a solidariedade, fomentar soluções humanitárias, minimizar o sofrimento de milhões de pessoas em todos os quadrantes do mundo.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

A intolerância que gera imagens de linchamentos num bairro chique - como Ipanema -, no Rio de Janeiro, ou numa vila carente do interior do país faz pensar na bestialidade que se apossou de uma humanidade consumista, preocupada com a ostentação e desprovida de compromissos com o bem-estar de quem está próximo.

O final do ano se aproxima com seus apelos para uma espécie de revisão da consciência, afim de começar o ano novo "zerado de culpa". Os donativos se avolumam, iniciativas caridosas ganham as manchetes e o coração endurecido da humanidade amolece.

A publicidade que arrecada bilhões nesta época enfatiza os gestos humanitários, embalados por trilhas musicais melosas que provocam lágrimas. Mas tão logo a folhinha do 1º de janeiro for virada no calendário voltaremos à luta frenética para "ter", acumular, comparar patrimônios, planejar aquisições. Paris, Mariana, Ipanema. Marcas de uma civilização em que sinto vergonha de ser humano.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia do Anjo Veuliah
  • Dia Mundial do Coração