Últimas notícias

Colunistas

RSS
Conflito de gerações

Gilberto Jasper

22.12.2015

Conflito de gerações

Ser pai se assemelha a ser patrão.

Quando jovens somos iguais a um empregado de uma empresa. Ambos – jovens e trabalhadores – reivindicam sem cessar. A eles tudo é possível, depende apenas da vontade dos pais e patrões. Como tudo na vida, o tempo se encarrega de mudar conceitos.

Passado o período do colégio, a gurizada entra na faculdade. Ali gradualmente trava contato com o mundo real com as agruras do mercado de trabalho, crises e mudanças de rotina.

O trabalhador, cansado do dia a dia de subordinado, resolve empreender, abrir o próprio negócio, ser dono do seu nariz. É a largada para deparar com burocracia, tributação injusta, falta de apoio concreto, desafios para pagar as contas.

A velocidade das mudanças modernas aumenta as dificuldades para equalizar os princípios que nós – cinquentões – herdamos de nossos pais com as diretrizes desta geração que vive à velocidade da luz. A imposição dos valores que pavimentaram a nossa formação gera inevitáveis conflitos que afastam duas gerações que precisam conviver com um mínimo de fraternidade.

Encontrar o ponto de equilíbrio é motivo da insônia crônica dos pais. A “teoria dos pesos e contrapesos” precisa ser exercitada à exaustão. É preciso dar liberdade aos filhos, mas qual a medida exata? Ligar para saber onde e com quem estão, a que horas retornam soa como coleira que asfixia o caminho natural do crescimento.

A cada despertar novas surpresas aguardam  pais e mães, cujo único objetivo é acertar

Já a ausência de limites – ou liberdade plena – produz adultos irresponsáveis, descomprometidos com os deveres inerentes ao amadurecimento etário e emocional. Esta postura também serve de desculpa para pais que rechaçam a rotina de conflitos frequentes, motivados por cobranças, fixação de compromissos e cumprimento de pactos mínimos de compromissos.

Além dos pais, os professores enfrentam todos os dias um contingente formado por jovens com uma imposição extra: educar. O equilíbrio é ainda mais ameaçador porque os educadores não dispõem dos mecanismos comuns dentro da família, como punições, ameaças ou possibilidade de aumentar o tom de voz.

Na sala de aula, o extrato social se compõe de pessoas ávidas por conquistas, turbinadas pelas incertezas típicas da idade. E de uma época em que a ostentação, o consumismo e a cultura do descartável criaram um estilo de vida difícil de compatibilizar com os valores que tínhamos há 20, 30 ou 40 anos.

A cada despertar, novas surpresas aguardam pais e mães que, independentemente do comportamento adotado, querem apenas acertar na formação de seus filhos. O que não é tarefa pequena…


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo