RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Irmãos brigam!

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Irmãos brigam!

Gilberto Jasper

05.01.2016

Irmãos brigam!

Em família, mais tradicional que Natal e Ano Novo é a briga entre irmãos. Não importa a quantidade de filhos que habitam a casa. A tarefa de apartar discussões fomentadas por mesquinharias, alegações de um passado distante ou velhas rusgas do jardim da infância constitui exercício de permanente paciência para pais/mães.

Com o amadurecimento emocional, os atritos diminuem, mas basta uma faísca de ironia para que velhos argumentos brotem, mesmo levados com bom humor. Meus filhos, com 20 e 21 anos, adoram "inticar-se" mutuamente, numa planejada ação para deflagrar um inevitável entrevero verbal.

oxoxoxoxoxoxoxox

Minha filha, Laura, a mais velha, garante que o irmão foi deixado numa caixa de papelão diante da porta da nossa casa.

Trata-se de uma versão bastante comum empregada na esgrima entre irmãos nos mais diversos lugares do mundo.

Já Henrique, o caçula, cujo arsenal de argumentos é imensurável, não fica para trás. Com ar de deboche, dispara.

- Foi tu que foi deixada por alguém que não aguentou teu temperamento e mau humor. Afinal, temos um vídeo VHS com todos os detalhe do parto da mãe. E no final da gravação eu apareço sorridente saindo da barriga dela! É prova irrefutável!

oxoxoxoxoxoxoxox

É o suficiente para desencadear uma troca de farpas que só termina com a intervenção do alto comando da casa. Ou seja, através da mão firme da mãe!

Administrar o conflito entre os filhos é uma cansativa obrigação dos pais que pretendem criar herdeiros comprometidos com princípios humanos básicos. Como solidariedade, perdão, paciência, reciprocidade, bom caráter.

As brigas entre os filhos devem ser toleradas, mas vigiadas para que não se transformem em empecilhos para que a tolerância seja estimulada como preventivo para suportar os reveses da vida.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom