Últimas notícias

Colunistas

RSS
Brasil, verão 2016

Gilberto Jasper

15.01.2016

Brasil, verão 2016

Saio de casa todos os dias às 7h, o que permite acompanhar as mudanças de comportamento de acordo com as estações do ano. Há poucos dias observei dois fenômenos típicos desta época do ano.
Primeiro era o movimentação em torno das escolas que sediavam provas do vestibular da UFRGS. Gurias de short jeans e piás com bermudões de fundilhos caídos e camisetas regata (ou "de física", como se dizia na minha adolescência) marcaram a paisagem. Também se destacavam os pais, aflitos, mas obrigados a se conter. Afinal, acompanhar o filho é "um mico", imagine mostrar hesitação.
É um momento de grande estresse onde toda família sofre a partir da escolha da faculdade a ser buscada. É desgastante porque a gurizada atravessa uma fase de incertezas, alterações de humor, dificuldades em eleger as prioridades para o futuro.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

Outro fenômeno desta época do ano é a multiplicação de praticantes de caminhadas de rua. A chegada do verão traz a exigência de uma estética afinada do corpo, o que impõe urgência para fazer "sumir" os quilos a mais.
A cintura avantajada, escamoteada no frio pelas roupas pesadas, precisa ser reduzida sob pena de comprometer as fotos nas redes sociais. No caso as mulheres é motivo suficiente para virar chacota entre as "amigas" de língua ferina com dedos ágeis na digitação de comentários desairosos do Facebook.
As academias - assim como as ruas -ficam lotadas a partir de setembro para chegar ao verão sem constrangimentos. Um amigo costuma dizer que o público feminino das academias se dividem em dois grupos:
- São aquelas que não precisam e as outras... que não adianta!

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

Longe da maledicência que permeia o esporte nacional da fofoca, é notório que prestar vestibular e lutar contra os quilos em excesso exige grande dedicação para chegar aos objetivos. Os jovens enfrentam uma concorrência feroz, afiada em cursinhos ou aulas particulares.
Já as barriguinhas salientes entram numa competição com alimentação especial, exercícios dolorosos, mudanças radicais de hábitos e jejum monástico. Num país tropical onde ser honesto se confunde com ingenuidade, o resultado do vestibular e do corpo sarado pode ser determinante para um futuro promissor.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 21.05

  • Dia de Santo André Bóbola
  • Dia de Santo Hospício
  • Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO)
  • Dia Nacional da Cachaça
  • Dia Nacional da Linguagem