Últimas notícias

Colunistas

RSS
O mundo não é cor-de-rosa

Gilberto Jasper

28.03.2016

O mundo não é cor-de-rosa


Foto: Eflon // Flickr

As frustrações amadurecem, apesar da dor. Nos primeiros anos de vida é comum os pais evitarem contratempos, poupando os filhos de  todo tipo de sofrimento. Este excesso de zelo e amor leva à superproteção, produto do excesso de cuidados que transformam crianças num poço de egoísmo, incapazes de conviver com os amiguinhos.

O apoio incondicional a todo tipo de comportamento dos filhos levou o surgimento de uma geração incapaz de lidar com perdas, decepções e de interagir com as pessoas que têm pensamentos contrários. Estudar em bons colégios, vestir roupas de grife e viver em função do consumismo criou indivíduos que se acham fadadas ao sucesso obrigatório.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxo

Estes jovens esquecem que é preciso ralar muito para alcançar êxito na vida. Nascer em berço dourado não é garantia de triunfo se não houver cobrança, limites e cobrança de compromissos. O excesso de tecnologia gera uma contradição, afinal, não existe informação inacessível. Tudo é alcançável, mas falta competência para enxergar nas entrelinhas, descobrir que nem tudo é feito de atalhos.

"A crença de que a felicidade é um direito tem tornado despreparada a geração mais preparada", afirma a jornalista Eliane Brum, brilhante analista do comportamento humano, amiga e ex-colega de redação do jornal Zero Hora. Sob o título "Te vira, meu filho. Você sempre poderá contar comigo, mas essa briga é tua", a cronista natural de Ijuí analisa com realismo o cotidiano e lamenta que muitos jovens acreditam que os pais deveriam garantir a felicidade a seus filhos.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxo

No texto, ela questiona a relação pais e filhos que muitas vezes é permeada de uma fantasia de vida perfeita, zero de compromisso e certeza de felicidade. "É pelos objetos do consumo que a novela familiar tem se desenrolado, onde os pais fazem de conta que dão o que ninguém pode dar, e o s filhos simulam receber o que só eles podem buscar. E por isso logo é preciso criar uma nova demanda para manter o jogo funcionando", adverte.

O resultado deste festival de equívocos são pais e filhos angustiados que, apesar de conviverem diariamente, se desconhecem porque jamais falam de temas que gerem conflito. O "teatro", mantido por anos dentro de casa, produz uma vida artificial que não prepara para superar os problemas, vencer obstáculos, conviver com frustrações e absorver perdas inerentes à vida adulta reserva.

O mundo cor-de-rosa protagonizado nas redes sociais, no artificialismo de amizades sem contestação, inexiste. Mas nem todos os pais gostam de revelar isso a seus filhos, com resultados desastrosos.

O texto de Eliane Brum pode ser acessado na íntegra em http://www.portalraizes.com/28-2/

 


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.07

  • Dia da Caridade
  • Dia de São ímaco (Papa)
  • Dia de São Símaco
  • Dia do Anjo Vehuel
  • Dia Nacional do Futebol