Últimas notícias

Colunistas

RSS
A hipocrisia sob o Guaíba

Gilberto Jasper

23.08.2017

A hipocrisia sob o Guaíba

Toda vez que o rio/lago Guaíba baixa dramaticamente de nível se vislumbra uma imagem que lembra uma espécie de radiografia de nossa sociedade. A hipocrisia, atributo fundamental para a manutenção das relações sociais, tem sido usada de forma exagerada, beirando a irresponsabilidade. Constitui esporte nacional atribuir aos outros defeitos e culpas da convivência social. Afinal, é mais cômodo deslocar a culpa para em quem estiver por perto.

O lixo depositado nas profundezas das águas que banham Porto Alegre é consequência da irresponsabilidade coletiva. A praxe é creditar às populações vulneráveis o hábito de jogar entulhos em ruas, avenidas e terrenos baldios. É um comportamento injusto porque basta frequentar parques e praças em bairros de elevado IPTU para flagrar dejetos animais e todo tipo de detritos a céu aberto.

Na educação são comuns críticas dirigidas a escolas e professores disparadas por pais omissos que permitem aso seus “anjinhos” toda sorte de estrupias. Isso começa na sala de aula e se estende ao trânsito e ao convívio social. Estes arremedos de cidadão se acham acima da lei. Mas a culpa, sempre, é debitada aos outros, sem qualquer indício de admissão de seus erros.

O trânsito é outro terreno fértil para constar a repetição dos mecanismos de transferência de culpa. Cobra-se policiamento e a adoção de dispositivos para coibir o excesso de velocidade, causas responsáveis por milhares de morte a cada ano. Mas basta surgir uma blitz para despertar um festival de flashes de faróis que alertam para a existência de fiscalização adiante.

Exemplos de hipocrisia pipocam em todos os ambientes. Já estão incorporados inconsciente coletivo. Adota-se o a tática de simulação para ignorar nossas imperfeições. Diante do flagrante a reação é de falsa surpresa mesclada à agressividade diante dos pequenos delitos cometidos.

E assim segue a vida, num eterno faz-de-conta onde as águas barrentas do cotidiano encobrem o entulho da hipocrisia que constrange melhorias significativas da convivência coletiva.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 22.01

  • Dia de São Ildefonso