Últimas notícias

Colunistas

RSS
SOS idosos

Gilberto Jasper

12.09.2017

SOS idosos

Todos os meses contribuo com dinheiro para um asilo localizado em Canoas. Também separo roupas, objetos e calçados em boas condições, sem uso em minha casa, para que possam ser úteis para seus moradores. Além disso, ajudo na divulgação de um desfile de modas em que os velhinhos de um lar de Novo Hamburgo que ocorre este mês. Os idosos serão os modelos que vestirão roupas e acessórios de lojas e indústrias do setor.

Não se trata de gestos em proveito próprio. Afinal, aos 57 anos, estou atento e de olhos bem abertos no futuro porque - como costumo dizer - estou mais perto da bandeirada final que subir no pódio.

Trata-se de uma visão de injustiças porque é lamentável o descaso com que os idosos são tratados em nosso país. Isto é voz corrente. Aqui no Rio Grande do Sul, a postura é ainda mais grave porque exibimos os mais altos índices de longevidade.

Quando surgem notícias de ações que valorizam os velhos em qualquer lugar do mundo – como ocorre com frequência no Japão - nossa tendência é aplaudir, reconhecer que se trata de justiça, que é uma lição de vida. Mas infelizmente poucas atitudes concretas são feitas.

Não pretendo tratar aqui do tratamento concedido pela Previdência Social, ou seja, por homens e mulheres que estão no poder que pagam verdadeiras merrecas àqueles que passaram a vida dando duro, produzindo riquezas. Falo de quase todos nós que matemos distantes muitas pessoas vistas como estorvo por terem lapsos de memória, exigir paciência para chegar à mesa de jantar ou que demoram para tomar banho. Também nos falta calma para suportar a repetição de histórias “dos bons tempos”, como se nós, um pouco mais jovens, não incorremos neste comportamento de vez em quando.

Por breve período meu sogro de 87 anos morou em nossa casa, de onde saiu há 15 dias. Foi gratificante ver meus filhos de 21 e 23 anos atentos às histórias, causos e piadas das décadas de 40 e 50 em bairros de Porto Alegre. Sem reclamar ficava em casa vendo tevê ou lendo jornais quando saíamos para trabalhar e às vezes nos acompanhou até num bar. Nunca reclamou da comida, do calor ou do frio. Todas Seu Pedro as manhãs caminhava duas horas pelas ruas que forjaram sua infância e adolescência. Nestas incursões teve o feliz reencontro com amigos “dos velhos tempos”. Isto o encheu de alegria, de uma energia que revitalizou seu Pedro, o técnico em eletrônica que por 40 anos consertou tevês, rádios, secadores de cabelo, aspiradores de pó.

Fica o exemplo que como aprendemos com os idosos enquanto prestamos assistência, amparo e amor. Assim, evitamos depressão, doenças e grandes injustiças através do esquecimento doloroso.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.04

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio