Últimas notícias

Colunistas

RSS
Amizade é um clique no Facebook?

Gilberto Jasper

16.11.2017

Amizade é um clique no Facebook?

 “Estamos corrompendo os nossos jovens”. O título é forte, mas ao longo da entrevista se constata que o personagem consolida com fatos esta opinião. Trata-se do filósofo Nuccio Ordine, um dos mais importantes estudiosos da Renascença, autor do livro “A utilidade do Inútil”, lançado em 2012 e que chegou ao Brasil no ano passado.

Publicado no caderno DOC do jornal Zero Hora no final de semana, ele afirma que hoje assistimos à ditadura do mercado.

- Em qualquer âmbito, em qualquer momento da nossa vida, é preciso levar, sempre, em consideração a que serve, quanto se ganha, qual é o proveito disso. Penso que esta lógica destruirá o mundo – cravou.

Ordine diz que a escola e a universidade não podem ser administradas como uma empresa. Acrescenta que é preciso educar os jovens a resistir à corrupção. Critica que a maioria dos jovens não escolhe a universidade com base nas suas paixões porque todos dizem a eles para escolher um curso que vai lhe fazer ganhar dinheiro. E isso, segundo ele, é corromper os jovens.

Em relação às redes sociais Nuccio Ordine diz que a internet e as mídias sociais estão criando uma tipologia de debater a partir do insulto.

- Não é um verdadeiro diálogo. O direito à palavra deve ser conquistado. Atualmente, se uma pessoa competente fala, e um ignorante faz uma intervenção no Facebook, é normal que o ignorante a insulte – exemplifica.

Ao longo da entrevista foi destacada a afirmação do escritor Umberto Eco:

- A mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade” - acusou.

A entrevista é recheada de flagrantes que estão diante dos nossos olhos, mas que não flagramos. Sobre jovens, diz que precisam de bravos professores apaixonados que façam com que sejam compreendidos. E cita um paradoxo da vida moderna:

- Você está perto de mim, mas eu não falo com você. Prefiro falar no celular com alguém que está lá longe. Isso é uma loucura! Estamos banalizando as relações humanas porque pensamos que amizade é um clique no Facebook.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 21.01

  • Dia de Apolo, o deus Sol (mitologia grega)
  • Dia de Santo Anastácio