Últimas notícias

Colunistas

RSS
Os imbecis estão à solta

Gilberto Jasper

21.12.2017

Os imbecis estão à solta

A disputa da final do campeonato mundial de clubes, disputada entre Grêmio e Real Madrid no sábado, trouxe à tona mais uma vez a audência de bom senso de pessoas quando destilam o ódio através das redes sociais. Aos 57 anos, achei que já tivesse lido tudo de mais absurdo que alguém pode escrever nas redes nem tão sociais. Confesso que não sou expert no manuseio destas ferramentas, mas as manifestações extrapolaram qualquer resquício de bom senso. Foi lamentável.

Pessoas sóbrias no dia a dia mostraram a cara, assumiram a porção animal e deixaram esta imagem gravada para sempre no facebook, à mostra de todos. Sei – e certamente o leitor também sabe – de inúmeras amizades que ficaram estremecidas depois da troca de impropérios travada a partir do final do jogo e que se seguiram no domingo e dias subsequentes.

A necessidade de agredir para fundamentar uma opinião é, entre tantos absurdos, o que mais chama a atenção. Ao invés de argumentos lastreados em ideias, se viu acusações, ofensas e baixarias que permearam as postagens do final de semana. A dificuldade em conviver com o contraditório ou para encarar com humor o resultado da partida aflorou com grande intensidade.

Muitas pessoas argumentam que a internet é responsável pela proliferação de idiotas. Discordo. Acho que este contingente sempre existiu, bastava olhar a nossa volta. O que se presencia hoje é a possibilidade destes trogloditas tecnológicos defenderam suas teses imbecis, ou seja: atualmente todo mundo podem dizer o que pensa, por mais inverossímil que seja.

Eventos de alta voltagem emocional comprovam a necessidade de agir com cautela e bom senso. Para não dizer que não falei de flores - como sempre ocorre - foi possível pinçar posicionamentos tipo light, de gozação de alto nível e humor refinado. Apesar de minoritários, estes internautas souberam fazer a necessária limonada num momento de alta tensão onde predominou a estupidez humana.

Assim como no trânsito e em outros ambientes da vida rotineira não se pode esperar por equilíbrio coletivo. A esperança reside no fato de que os raivosos das redes - nem tão sociais - revejam seus escritos, reflitam e façam um mea culpa. Mesmo que não o façam em público, admitir intimamente que houve exagero e falta de bom senso ajuda a evitar a repetição dos equívocos.

A vida não está fácil para ninguém. Temos crise financeira, moral, política e ética. Grassa insegurança, temos falta de solidariedade e problemas em profusão de todo tipo. Então, vamos viver com um mínimo de respeito aos princípios básicos de convivência.

Nesta época do ano, onde os corações se enternecem diante do prenúncio do Natal e da chegada do ano novo, vamos vier com mais solidariedade. Ao menos até o final das festas...


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.04

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano