RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Um convite de irmão

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Um convite de irmão

Gilberto Jasper

06.02.2018

Um convite de irmão

Um amigo de longa data adotou um gesto que somente os grandes parceiros são capazes: me convidou – juntamente com a minha esposa – a passar o feriadão de Carnaval em sua casa de praia. E não se trata de uma moradia qualquer. É um imóvel espaçosa, confortável. Para completar, a moradia localiza-se a poucos metros do mar numa praia pequena, calma e sem a zoeira dos grandes balneários. O convite, que é uma reiteração de vários anos anteriores, desta vez foi aceito.

Bastou dar o ok para que minhocas brotassem às dezenas em minha cabeça. Uma delas é o enfrentamento do trânsito que vai se transformar num inferno a partir de quinta-feira quando muita gente “enforca” o expediente vespertino. Justamente para fugir dos congestionamentos do dia seguinte que se multiplicam como capim no verão.

Há muitos anos tornei-me arredio a idas ao litoral por rápidos períodos. Os gastos, a tumulto das grandes praias e o estresse que culmina com a comemoração de retornar para casa no domingo à noite me fizeram um ex-praieiro.

Por décadas fiz o “bate-volta”, a maratona de sair às sextas-feiras e retornar domingo à noite ou na segunda-feira pela manhã. Com a idade, porém – “típica coisa de velho” diria a gurizada, com razão – me tornaram um recluso urbano durante o verão, adepto do ar condicionado, do churras caseiro e da cerveja gelada.

Como já referi neste espaço, depois de cinco anos sem folga me animei a tirar 10 dias de férias no litoral gaúcho. Peguei outra vez o gostinho da beira d’água. Sim, sendo água do Caribe ou o famoso Nescau gaudério, tomar um banho de mar, para mim, é uma espécie de descarrego das energias negativas. Um mergulho

De agora até sexta-feira terei tempo suficiente para montar uma estratégia logística e mental para enfrentar o feriadão e seus desafios. Milhões de gaúchos farão o mesmo, embora a esmagadora maioria sequer calibre os pneus, hábito que adotei a cada reabastecimento com ótimos resultados na vida útil do equipamento.

Ainda não espiei a previsão do tempo. Será um contingente respeitável de apreciadores de comes e bebes que, em caso de chuva, elevarão peso e níveis de colesterol. Mas cá entre nós: é preciso desapegar de algumas vaidades para gozar a vida, driblar o massacre da rotina e compartilhar de momentos inesquecíveis com verdadeiros irmãos que a vida me legou.

Lá pela quinta-feira pretendo ler o noticiário que trata das previsões do número de veículos na free-way. Fazer o que? Temos dois meses de praia e todos merecem aproveitar!


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom