Últimas notícias

Colunistas

RSS
A guerra virtual da realidade

Gilberto Jasper

20.03.2018

A guerra virtual da realidade

Uma amostra da guerra a ser travada nas redes sociais aconteceu no final da semana. A morte brutal da vereadora Marielle Franco, do PSol do Rio de Janeiro suscitou uma enxurrada de mensagens de todas as matizes ideológicas, antecipando o festival de fake news, uma realidade em todo o mundo.

A troca de acusações nem tão veladas, falando da vida pregressa da vereadora, provocou inúmeras reações. Os defensores da política acusavam “a direita conservadora” de tentar denegrir uma mulher negra, da favela, eleita com quase 50 mil votos para a Câmara Municipal. De outra banda, episódios considerados desabonatórios invadiram principalmente o whatsApp de celulares em todo o Brasil, tentando desmontar a imagem da vereadora fartamente veiculada pela Rede Globo.

O uso do bom senso e a possibilidade que as próprias redes sociais oferecem para checar a veracidade dos conteúdos é uma arma que deveria guiar corações e mentes. Mas todos sabemos, de antemão, que todos nós temos opinião pré-concebida sobre qualquer assunto. É inato ao ser humano reagir diante de nomes, lugares ou situações, deixando de usar a lógica para fazer julgamentos.

Semana passada participei de aula magna dos cursos de Comunicação de uma tradicional universidade de Porto Alegre. O tema era a comunicação na era das redes sociais/resultados eleitorais. Um especialista em redes sociais e um publicitário completaram a trinca de debatedores, o que rendeu um papo enriquecedor. Em minha manifestação admiti, como não poderia ser diferente, a onipresença das fake news, um fenômeno nem tão recente.

Adverti, no entanto, que as mesmas ferramentas digitais permitem checar a veracidade das notícias.  Qualquer mensagem pode ser conferida em sites, blogs e canais de notícia.

Resta a nós, eleitores e contribuintes, manter a vigilância, duvidar sempre, confrontar e denunciar falsidades. Não é tarefa fácil, mas faço isso com frequência ao receber whats cuja data de publicação varia de dois a seis anos passados. Às vezes não há maldade por parte do emissor. Pesquisa recente mostrou que mais de 60% dos que compartilham conteúdos sequer leem o lead (início) das notícias. Hipnotizados pela manchete disparam inverdades para numerosos grupos, fazendo proliferar as fake news que serão companheiras até o pleito de outubro. E até depois da eleição.

Muitas biografias serão destruídas até lá. Se impõe adotar critérios antes de multiplicar mensagens que, à primeira vista, parecem bombásticas. O bom senso, como sempre, está no equilíbrio.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, Giba


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.06

  • Dia de São Romualdo
  • Dia do Anjo Leuviah
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Migrante
  • Dia do Vigilante