RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Colunista - Afeto ao vivo e a cores

Últimas notícias

Colunistas

RSS
Afeto ao vivo e a cores

Gilberto Jasper

03.04.2018

Afeto ao vivo e a cores

“Envelhecer é uma arte”. Ouvi isso tantas vezes isso que até duvidava, mas a cada dia confirmo a veracidade de tal afirmação. Nascido em 1960, posso garantir aos prezados leitores que envelhecer em plena revolução tecnológica é ainda mais complicado, doloroso e desafiador.

Os avanços acontecem numa velocidade impossível de acompanhar. Durmo feliz ao aprender a postar uma foto, depois de muitas horas de impaciência dos meus filhos, adultos jovens. Mas ao acordar no dia seguinte, descubro que isto é coisa do passado, ofuscado por novidades ainda mais avançadas.

Sou da velha guarda, daqueles que adora ler jornais e publicações em geral no papel. Confesso a dificuldades em prestar atenção na tela do computador e muito mais na telinha do smarphone. Talvez seja consequência do vício de rabiscar as notícias, destacar os pontos principais do texto. Meu sogro, seu Pedro Pereira Nunes, de 88 anos e que mora comigo, acorda tarde e tem a tarefa facilitada ao pegar três jornais diários que assino e recebo na porta de casa. “As partes principais tua sublinha”, repete feliz.

Outro vício é a coleção diária de bilhetinhos que inundam meus bolsos, mochila, mesa de leitura dos jornais. As anotações são onipresentes. O motivo é simples: há muito tempo deixei de confiar na memória.

Não consigo me habituar ao uso do bloco de anotações existentes no celular. Trata-se de um verdadeiro avanço que chegou ao auge, na minha opinião, com o advento da Carteira Nacional de Habilitação virtual que meu filho de 22 anos possui. Show de bola! Um documento a menos na carteira.

E a vida segue seu rumo, com desafios diários à compreensão de que a tecnologia, logo mais adiante, comandará toda a nossa vida. Tenho um amigo que vai instalar equipamentos que, ao chegar em casa, deixarão o ar condicionado ligado na temperatura programada, a tevê sintonizada no canal preferido e as luzes da sala acesas.

Dia destes assisti à reportagem dos carros autônomos que andam sozinhos e fazem de nós simples passageiros para admirar a paisagem. Tenho a convicção de que, em algum momento, alguns comportamentos voltarão à simplicidade. Haverá saturação diante do excesso de automatismo que vai gerar uma legião de saudosistas – entre os quais me incluo, é claro! – que adotará posturas mais simples. E baratas.

Resta o consolo de saber que os amigos e afetos só têm valor mediante contatos pessoais, beijos na face, apertos e mão e abraços calorosos. Afeto ao vivo e a corres!


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.08

  • Dia de São Luis de Tolosa
  • Dia do Anjo Acaiah
  • Dia do Artista de Teatro
  • Dia do Fotógrafo e da Fotografia