Últimas notícias

Colunistas

RSS
Educação é futuro

Gilberto Jasper

15.05.2018

Educação é futuro

A educação está no cerne dos principais problemas sociais do país. Infelizmente a falta de sensibilidade de quem decide onde gastar os recursos públicos impede que a situação seja enfrentada com determinação, embora praticamente todo mundo concorde com esta tese.

Falta sintonia entre as diversas esferas da administração pública para desencadear um mutirão nacional em favor da melhoria das condições das escolas, do salários dos educadores e do aperfeiçoamento da mão de obra docente. As dificuldades se repetem em todo o país, das pequenas comunidades as grandes metrópoles, mas várias entraves se impõem, principalmente as diferenças políticas. O interesse público é relegado ao segundo plano. E todos sofrem com a manutenção do quadro atual.

Professores e prefeitos conhecem a realidade com autoridade. Estão envolvidos no dia a dia, são cobrados em sua rotina, precisam dar respostas, oferecer soluções, buscar formas de manter a roda da educação girando. O desvio de recursos públicos gera enorme revolta, mas a carência de dinheiro para melhorar escolas, salários e equipamentos sem dúvida têm inúmeras consequências.

O desestímulo dos estudantes para concluir um curso é parte do causa que leva milhões de jovens a fugir da escola para acessar o mercado de trabalho em idade precoce. A pobreza desconhece faixa etária. Pelo contrário, cobra engajamento cada vez mais prematuro de crianças na luta pelo sustento familiar.

Os professores compõem um capítulo à parte em que o idealismo é o motor que os impele a continuar, apesar das repetidas mazelas que vão do acesso para chegar à escola até o convívio com o crime organizado, péssimas condições das salas e falta de equipamentos modernos para facilitar a didática.

O que se vê, em vários quadrantes do Brasil, é uma legião de abnegados educadores que sacrificam tempo e até recursos próprios para salvar estudantes do crime, da violência, do desvalio. Promessas surgem aos borbotões nesta época pré-eleitoral.

Mais uma vez estaremos diante de uma escolha diante da urna eletrônica. Quisera que a proliferação de escândalos tenha o condão de despertar a consciência crítica para eleger pessoas comprometidas com a causa educacional. Para isso é preciso informar-se sobre os candidatos, saber de sua vida pregressa, experiências e realizações. Aventureiros forjam currículos, mas podem ser flagrados.

A educação determina o presente e o futuro de uma nação. Sua priorização apontará rumos de um país anestesiado pela corrupção, golpeado pela impunidade e revoltado com a omissão. Mudar este quadro está, mais uma vez, em nossas mãos.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, coluna


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.10

  • Dia da Aerofilatelia
  • Dia da Aviação e do Aviador
  • Dia de São Severino
  • Dia do Anjo Mumiah