Últimas notícias

Colunistas

RSS
Desafios

Gilberto Jasper

25.09.2018

Desafios

Aos 17 anos deixei Arroio do Meio – no Vale do Taquari - que à época tinha cerca de 8 mil habitantes para tentar a sorte em Porto Alegre. Fui acolhido por numa “república” de conterrâneos que moravam há anos na metrópole que assustou a este gurizinho em busca de um lugar no mercado de trabalho do jornalismo.   

A adaptação foi penosa. No final da noite, cansado da rotina composta de emprego e faculdade em São Leopoldo, chorava de saudades de casa.Mas tinha o cuidado de cobrir o rosto com um travesseiro para não ser ouvido e sofrer chacota dos colegas.

Éramos oito jovens que dividam dois quartos equipados com beliches de madeira. Havia uma escala para lavar louça e limpar o banheiro sob a liderança do amigo Vicente Petry, o mais experiente do grupo.

A rotina organizada me ensinou a importância de arrumar a cama, lavar e passar roupa, manter tudo em dia para acordar com o dia ainda escuro e me vestir para chegar em tempo no trabalho.  E tudo isso sem perturbar os parceiros, hábito que mantenho até hoje em casa.

Depois de alguns anos mudei-me para Santa Cruz do Sul, ainda cursando faculdade. Isso me obrigava a viajar pelo menos três vezes por semana até São Leopoldo. Morava numa pensão de madeira com apenas um banheiro, localizado no final do corredor, onde os chuveiros raramente tinham água quente, mesmo no inverno.

Munido de um diploma profissional retornei a Porto Alegre, onde casei, tive filhos e fixei residência e construí a minha vida profissional. Desculpem a breve biografia, mas o objetivo é mostrar que as agruras da vida servem para forjar convicções e princípios que servirão de bússola ao longo da vida.

Costumo relatar aos meus filhos a convicção que norteou meu projeto de forjar a minha vida profissional numa cidade de oportunidades, mas com forte concorrência e muita disputa. Querer é princípio para alcançar.

Atualmente os princípios que lastreiam a criação dos filhos são bastante diferentes da trajetória de milhões de jovens que,como eu, suportaram. O básico deveria ter com base respeito às pessoas, disciplina e determinação. O êxito não é imediato porque tudo é forjado na resistência ao apelo fácil e sempre presente do desânimo.

O império do consumismo, da cultura do descartável, da ostentação a todo custo, da afronta a todo tipo de ordem estabelecida e o descaso com os direitos alheios transformaram a educação dos filhos numa luta árdua. Com uma pitada de exagero digo que sinto pena de pais que têm filhos pequenos:

- Pobres pais! Eles não imaginam o que enfrentarão quando esta gurizada chegar à adolescência! – repito em tom de bazófia para incutir temor nos responsáveis.

Filhos constituem o maior tesouro possível de almejar. Uma riqueza cada vez mais difícil de preservar, encaminhar e orientar para uma vida digna. Mas é um sacrifício que vale cada dia de dedicação.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, coluna


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.05

  • Dia da Bem-aventurada Maria Bernarda Bütler
  • Dia de Santo Ivo (Padroeiro dos Advogados)
  • Dia do Defensor Público
  • Dia do Físico
  • Dia dos Acadêmicos do Direito