Últimas notícias

Colunistas

RSS
Balanços e perspectivas

Gilberto Jasper

25.12.2018

Balanços e perspectivas

A correia do final do ano nem sempre permite fazer um balanço realista da trajetória do ano que termina. A tendência é, sempre, “olhar para cima”, ou seja, observar quem foi melhor aquinhoado, quem viaja para lugares paradisíacos, usufrui melhor da vida, tem um carro mais moderno ou uma casa mais ampla.

É normal ter como inspiração melhorias em todos os aspectos. Desde um emprego melhor remunerado e com chances concretas de crescimento até a aquisição de bens que nos deem conforto e segurança. De vez em quando, no entanto, é bom lembrar-se dos tantos que não têm o mínimo para sobreviver com dignidade.

Os apelos consumistas de acumulação e de ostentação nos tornam míopes diante daquilo que conquistamos e estão incorporados a nossa rotina. As redes sociais inflam esta necessidade de ostentar o acúmulo que, por vezes, pode até comprometer as finanças em nome do exibicionismo.

Neste momento de confraternização é saudável valorizar nossas conquistas. Tenho uma grande amiga que se encontra hospitalizada há uma semana. Passou a noite de Natal na cama, ao lado do marido e filho, médicos e enfermeiros, e talvez permaneça no Ano Novo. Ela confidenciou que daqui para frente vai dar mais valore ao brindar as festas de final do ano. “Isso nunca aconteceu comigo, mas agora sei bem o que significa ter saúde, família, amigos e a possibilidade de confraternizar”, confidenciou.

Famílias são conglomerados sociais formados pelo acaso dos laços sanguíneos. Conflitos fazem parte do convívio. Temos – como todo mundo - parentes com os quais temos maior afinidade. Com outros apenas mantemos as aparências. Afinal, somos civilizados e conviver com quem pensa diferente é um exercício de humanidade e respeito.

Apesar das diferenças familiares, filhos, esposas e maridos compõem o sustentáculo para superar as dificuldades que muitas vezes estremecem as relações. Nesta época, onde todos se tornam mais sensível, é comum ver-se cenas de perdão, choros entre abraços e tolerância. Longe de piegas, é a parte boa das festas de final de ano, tão deturpada pela ânsia de comprar, presentear e criar expectativas sobre o que receberemos do bom velhinho.

A noite de segunda-feira será um rito de passagem, de 2018 para 2019, quando no faremos um balanço do que foram os 12 últimos meses que se encerram à meia-noite. No escuro do quarto e no aconchego do travesseiro faremos uma análise isenta, com erros e acertos para fazer do próximo ano um conjunto ainda melhor de atitudes. Feliz Ano Novo!


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, coluna


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.05

  • Dia da Bem-aventurada Maria Bernarda Bütler
  • Dia de Santo Ivo (Padroeiro dos Advogados)
  • Dia do Defensor Público
  • Dia do Físico
  • Dia dos Acadêmicos do Direito