Últimas notícias

Colunistas

RSS
Do limão, a limonada

Gilberto Jasper

22.01.2019

Do limão, a limonada

O tempo é implacável. Com todos e com tudo. Frequentemente me pego fazendo uma espécie de balanço de vida, uma retrospectiva.

Quando tinha 20 anos de idade tentava imaginar o que estaria fazendo aos 58 anos, minha idade atual. Confesso que algumas expectativas foram frustradas, mas outras foram até superadas, resultado de muito esforço e dedicação.

Achei que neste verão estaria numa praia, no litoral gaúcho ou nordestino, entre dezembro e março, em uma casa própria. No mundo real, porém, são diversas verões sem férias, embora em 2018 tenha ficado dez dias em Capão Novo, foi uma exceção.

Agora, de emprego novo e um ânimo de início de carreira minimizaram a frustração dos 40° C de Porto Alegre. Fazer o "bate-volta" para a praia está fora dos meus planos e do meu orçamento. É muito estresse.

Outra novidade deste ano é a formatura do meu filho mais novo, Henrique, 23 anos, no dia 26 de janeiro. Cursou jornalismo, já trabalha no ramo e é vocacionado para a profissão. Será uma caminhada dura, superada com determinação e competência.

Há 30 anos me imaginei aposentado. A realidade, no entanto, mostra que há menos de um ano entrei com o processo junto ao INSS depois de uma correria maluca atrás de certidões e de um emaranhado de comprovantes.

Felizmente parece que tudo está nos conformes, mas o pedido ainda não foi deferido. Portanto, como diriam os locutores de rádio de antigamente... "reina grande expectativa" até o martelo ser batido.

Outra meta distante da execução é a redução de despesas. Há décadas sonhava ter, às vésperas dos 60 anos, poucos gastos fixos e de baixo custo, mas a falta de planejamento impediu que isto acontecesse.

Muitas vezes corri atrás de propostas para garantir uma renda extra neste período da "melhor idade", como uma poupança mensal, através de um alternativa de previdência privada. Apesar da preocupação nunca levei adiante a ideia que ficou apenas na intenção. Confesso que me arrependo muito porque me garantiria uma velhice mais sossegada com menos pressão no mercado de trabalho.

É difícil fazer um balanço isento de vida. Toda análise depende do momento. Às vezes, em dias de baixo astral, considero minha trajetória uma sucessão de fracassos.

Noutros dias me orgulho das realizações e avanços, mas a falta de momentos de lazer descompromissados me incomoda. Especialmente nesta época de veraneio, férias e viagens.

Resta, entre lucros e perdas, curtir a vida e fazer dos erros uma limonada. Bem gelada!


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, coluna


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.07

  • Dia de Santa Brígida
  • Dia do Anjo Nanael
  • Dia do Guarda Rodoviário