Últimas notícias

Colunistas

RSS
Estou fora de moda

Gilberto Jasper

19.02.2019

Estou fora de moda

                Sedentário assumido, cheguei à conclusão que todo mundo é fitness. Parece que houve uma adesão generalizada à prática de exercícios físicos. Recentemente o fenômeno foi registrado pelo cronista e escritor Fabrício Carpinejar com sua tradicional sagacidade.

A sensação é de que todos os ambientes foram invadidos por gente de abrigo ou bermuda elástica, tênis vistosos (e caros), uma garrafinha d’água “balaqueira”, bonés da moda, ósculos fashion, sem falar da parafernália para ouvir música, falar e interagir nas redes sociais através do celular.

            Nos últimos lugares que frequentei só não vi gente com roupa esportiva na recente formatura do meu filho. De resto, no supermercado, em consultórios médios ou odontológicos, em palestras, órgãos públicos e até em igrejas é possível ver os atletas. Um amigo jura que viu uma mulher de abrigo Nike no confessionário.

            Diante desta realidade se impõe perguntar: será que todos realmente são atletas ou apenas estão surfando na moda? Ver uma pessoa calçando tênis e vestindo calção/short provoca dois sentimentos: inveja e culpa pela vida errática, regada a churrasco e cerveja. É o meu modelito!

            Durante mais de um ano fiz exercício físicos duas vezes por semana, à noite, na companhia da minha filha, orientado pelo personal trainer Anderson Mucillo de Souza, com aulas em uma praça. Não gosto do ambiente das academias com aquela gritaria de alunos e professores, com música alta, sem falar do suor em profusão e da ostentação de “recordes” e sequências fantásticas de exercícios e desfile de moda fitness.

            A época dos exercícios noturnos foi um período muito bom para o corpo e cabeça e para a interação com a minha filha. Numa noite de junho, com 6°C, a praça estava envolta em bruma. O personal, expert em motivação, lascou:

            - Parabéns! Fazer ginástica com este frio é para os fortes!

            Isto me encheu de motivação, mas uma tendinite interrompeu a rotina saudável que procuro retomar as aulas, mas – verdade seja dita – a preguiça dos dias quentes é fatal. Com o final do verão prometo retomar os exercícios. À beira dos 60 anos, as dores no corpo ao despertar revelam carência crônica de uma atividade controlada por um especialista.

            Entre setembro e janeiro trabalhei em casa. Jurei fazer três caminhadas por semana. O início foi promissor, mas me rendi à rotina do sofá, do ar condicionado e da preguiça onipresente.

            Se a moda fitness continuar serei obrigado a me enquadrar. A consciência anda tão pesada quanto a minha barriga. É uma sensação desagradável. A solução só depende de mim. Ou seja, sequer tenho como terceirizar esta culpa.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, coluna


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.05

  • Dia da Infantaria
  • Dia de Nossa Senhora Auxiliadora
  • Dia de São Vicente de Lérins
  • Dia do Datilógrafo
  • Dia do Detento
  • Dia do Telegrafista
  • Dia do Vestibulando
  • Dia Nacional do Cigano